quinta-feira, dezembro 8

MBT: Masai Barefoot Technology

Karl Müller era um engenheiro suíço que vivia na Coreia. Tinha problemas sérios a nível das costas, do joelho e do tendão de Aquiles. Apenas encontrava alívio para as suas dores caminhando pelo campos de arroz. Compreendeu que caminhar sobre superfícies macias e irregulares massajava os seu corpo, tonificando dois tipos de músculos: Os músculos profundos que servem para manter uma postura correcta e os pequenos músculos que garantem a estabilidade de articulações delicadas como a articulação do joelho. No dia a dia caminhamos sobre superfícies planas e duras que não exercitam este tipo de músculos. Procurou então desenvolver uns sapatos que simulassem o efeito da areia macia quando caminhamos sobre superfícies duras. Foi assim que nasceram os MBT.

Comprei o meu primeiro par há dois meses e nunca mais os larguei. Com estes sapatos posso andar horas e horas sem qualquer esforço. Até consigo ir ás compras num centro comercial e tudo. O princípio básico é simples. A sola é convexa e a única parte do sapato em contacto com o chão é uma pequena zona por baixo do calcanhar. Esta zona fica mesmo por baixo do osso talar, o osso que divide a pressão do peso do corpo entre os dedos do pé e o calcanhar. O nosso corpo é obrigado a manter-se em equilíbrio. Mesmo que tenhamos uma postura tão má como a do esqueleto da esquerda, passamos rapidamente a ter a postura correcta do esqueleto da direita. Algo que não se pode conseguir através de um acto de vontade.

Outras vantagens resultantes de usar estes sapatos : melhora a nossa postura e acaba por melhorar a flexibilidade, elimina dores de costas e tonifica os músculos abdominais. Qualquer pessoa que execute regularmente exercício aeróbico sofre de vez em quando de pequenas dores de articulações resultantes da repetição do mesmo movimento vezes sem conta quando acaba o exercício. Especialmente se já passou dos trinta. Essas dores podem evoluir para uma lesão mais séria. Os MBT evitam estes problemas. Muitas lesões deste tipo também são rapidamente eliminadas, mesmo que sejam crónicas e graves.

São tão caros como umas botas de senhora, mas os meus valem todo o dinheiro que paguei por eles. Podem ser comprados em quase todos os países da Europa menos em Portugal. Também podem ser comprados através da net, mais baratos. Convém nesse caso comprar meio número abaixo do normal porque o pé não escorrega para a frente como nos outros sapatos.

As namoradas de Hugh Grant usam todas MBT's. Não é uma questão de publicidade: a Janina GoldSmith é a herdeira mais rica de Inglaterra. Será outro fetiche do homem? Fica a informação. Usem-na como quiserem:)

Não percam as imagens dos esqueletos em movimento na página da MBT, secção Medical & Therapy.

4 comentários:

Orlando disse...

A razão principalque leva as senhoras a usar MBT's parerce ter a ver com a eliminação da celulite. Mas a Liz Hurleynão parece sofrer do mal:)

Sofia disse...

:) Nem o Hugh Grant...

Broken M disse...

:)

E mais uma razão para eu estar deixando o país. Não dá para lutar contra a celulite aqui :D

Anónimo disse...

E onde é que se compra, isso em Portugal?