quinta-feira, junho 9

O mistério das informações de trânsito

Dou comigo a pensar, intrigado, na mais que provável inutilidade do rosário de informações de trânsito que as nossas rádios nos entornam em cima, com destaque para a TSF e as "horas de ponta". Trânsito lento na 2ª circular? Olha que admiração e que novidade. Ainda se fosse na rua das Trinas ou na Maria Andrade, aí teríamos notícia. Normalmente, quando estou a conduzir e um anúncio desses é posto no ar, das duas uma: ou estou no meio do congestionamento e não posso fugir, ou, se sou obrigado a passar por lá, não é evidente se não perderei mais tempo procurando alternativas ou mesmo se, quando lá chegar, afinal não estará já tudo resolvido.

Isto não éum exclusivo português. Todas as rádios urbanas emitem este tipo de spots. Mas eu estou convencido de que se trata mais de um ritual do que de informação com real interesse prático.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não concordo totalmente. Já tenho fugido a tempo de locais congestionados precisamente porque a informação me chegou ainda a tempo de evitar o contratempo. É uma questão de sorte. Penso que eles dão a informação relativa aos percursos usados na generalidade pela maior parte das pessoas.

Mitsou disse...

Olha, sorte tenho eu que não conduzo. Faz-me falta, sim, mas também evito muitas chatices dessas. Beijinho e bom fim de semana.

Orlando disse...

Uma vez criado um serviço que pode ser útil uma vez por mês, há que "rentabilizá-lo" dizendo trivialidades nos outros vinte e nove dias...