terça-feira, junho 21

O essencial e o acessório

Normalmente desviamos uma discussão para longe dos temas que mais nos inquietam. Muitas pessoas fazem isso inconscientemente. Outras talvez não.
O que é essencial no arrastão? É o facto de os roubos que ocorrem na praia de Carcavelos terem furado parcialmente a barreira da comunicação social. Enquanto estes factos políticamente incorrectos não eram noticiados, podíamos dormir tranquilos.
Se houve um arrastão ou não é quase irrelevante. Da próxima vez que acontecer alguma coisa, a comunicação social terá muito mais dificuldade em não cumprir a sua missão. Se desta vez a notícia foi sobredimensionada, esse é o preço que normalmente se paga quando se cala a verdade sistematicamente durante anos. Centrar a discussão no eventual empolamento do arrastão é discutir o acessório.

5 comentários:

MaDi disse...

Estamos em Portugal.
Passa-se a vida a falar de assuntos acessórios, para não se discutir de facto o que nos inquieta.

wind disse...

Acho que aqui já se falou disso. No arrastão não eram tantos como a comunicação social disse. Mas como estamos em Portugal, subscrevo o que madi escreveu.

M disse...

Mas não é importante ser-se rigoroso na informação? Não me parece que a razão de a notícia ter sido sobredimensionada esteja relacionada com o calar a verdade durante anos. Parece-me mais a pressa de dar notícias, em competição constante e atropelo, também nesta área da vida. Alguns jornalistas começam por se atropelar a eles próprios.

on disse...

Cara M,
realmente era muito importante que os media fossem rigorosos com a informação. Eu não sou jornalista. Tenho de procurar trabalhar com os dados que que os media me fornecem.
Acho que quando um assunto é calado (E os anteriores roubos em grupo em Carcavelos foram calados) é normal que comecem a circular boatos e que esses boatos ultrapassem a realidade. Talvez neese caso tenham sido outras as razões.
De qualquer forma parece-me que discutir a dimensão do arrastão tem servido para paasar ao lado do essencial: acontecem regularmente roubos colectivos em Carcavelos.

Anónimo disse...

Keep up the good work How to install a surveillance camera to levitra online tablet