domingo, junho 5

Educação sexual é...

Domingo na TVI, Júlia Pinheiro (JP) conversa com uma ex-participante num concurso de televisão que lhe diz mais ou menos isto: "Estou em PMS. Era capaz de começar a chorar." JP parece embaraçada e diz: "Não vou dizer o que é o PMS mas é uma coisa que as senhoras têm uma vez por mês."

Para o leitor menos avisado, o PMS vem de Premenstrual Syndrome chamado em português Tensão Pré-Menstrual.

Devo confessar que me chocou um pouco o embaraço que me pareceu ver na Júlia Pinheiro. Muitas mulheres lidam desde a adolescência com alterações mensais no seu corpo e no seu estado de espírito mas o assunto parece ser algo que sentem que devem manter apenas entre elas, talvez como se fosse uma fraqueza. Parece-me que seria desejável que homens e mulheres aceitassem como normal que uma parte da humanidade funcionasse de forma ligeiramente diferente e todos estivéssemos preparados para lidar bem com isso, sobretudo quando uma mulher diz uma frase como "Estou em PMS. Era capaz de começar a chorar." As relações interpessoais ficariam certamente a ganhar.

Aqueles que pensam que isto é apenas um sinal de fraqueza, deveriam então colocar o fervor clubístico ao mesmo nível. Não sabemos nós que muitos homens, quando o seu clube perde, devem ser tratados de forma especial durante algum tempo?

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem visto. Interpretação sensível. Gostei.

wind disse...

Precisamente. É algo tão natural , que devia ser desdramatizado.

Anónimo disse...

Well done!
[url=http://wlcxynic.com/oory/tfen.html]My homepage[/url] | [url=http://twscfltr.com/mvly/ofuj.html]Cool site[/url]

Anónimo disse...

Great work!
http://wlcxynic.com/oory/tfen.html | http://iosdbtqf.com/lbcp/zbwh.html