sexta-feira, maio 27

A forma da terra

Qual é a forma do universo?
Fico à espera das vossas respostas.
Por hoje vou discutir uma questão mais simples de uma forma muito complicada. Qual é a forma da Terra?


Qual é a concepção do espaço de um caçador/recolector que percorre a terra em busca de alimento? Vá para onde for, descontados os acidentes geográficos, vive num grande disco cujo centro é ele próprio e cujo limite é a linha do horizonte, aquilo a que um matemático chamaria uma carta ou um mapa. É nesse disco que ele representa as montanhas, os rios e os bosques. Quando ele se desloca o centro desse disco desloca-se como ele. Quando o caçador recolector passou a agricultor e acumulou riqueza suficiente para não depender do dia de amanhã pôde passar a pensar em questões menos imediatas. A superfície da terra é a colagem de muitos discos (muitos mapas). Qual é a sua forma global? Uma hipótese a considerar seria: a superfície da terra é plana e infinita em todas as direcções. Esta hipótese dificilmente passou pela cabeça de alguém.

Se a terra é plana e não é infinita, tem um bordo. Provavelmente um precipício! Alguns povos aceitaram essa ideia mas poucos se sentiam confortáveis com ela. Qual será então a forma da terra? A alternativa é encontrar superfícies finitas sem bordo. A solução mais simples do problema é a superfície esférica e parece não valer a pena pensar mais no assunto. Se queremos seguir a evolução das discussões sobre a forma do espaço até ao presente, convém apresentar outras possíveis soluções para o problema. A segunda solução mais simples é a superfície de um donut. Todas as soluções que podem ser construídas num espaço a três dimensões são do tipo considerado nas figuras anteriores ou na próxima figura. Trata-se apenas de iterar a construção "colar mais um donut".

Existem mais soluções para o problema. As outras soluções não podem ser construídas no espaço tridimensional em que vivemos sem se auto-intersectarem. A solução mais simples é a garrafa de Klein, que podem ver em duas perspectivas na figura abaixo.

Podem ver uma fita de Moebius na figura abaixo. A fita de Mobius tem um bordo. Quando nos deslocamos transversalmente à fita chegamos a um ponto onde não podemos continuar em frente. Um ponto do bordo. Quando nos deslocamos longitudinalmente ao longo da fita voltamos ao ponto inicial só que do outro lado da fita. A fita de Mobius tem uma só face. A garrafa de Klein só tem uma face.

Conhecemos todas as superfícies finitas sem bordo. A partir da garrafa de Klein podemos construir uma série infinita de exemplos "colando-lhe" donuts. Existe uma terceira família infinita de exemplos semelhante à anterior. Prova-se que não há mais superfícies finitas sem bordo. Catalogadas todas as superfícies possíveis poderíamos agora tentar descobrir qual delas é a forma da superfície da Terra. Pode parecer estúpido mas esta é uma abordagem para tentar descobrir qual é a forma do universo, desde que consigamos classificar todas as formas possíveis do universo. Será possível?
Mais imagens de superfícies aqui.

8 comentários:

Pamina disse...

Gostei dos cientistas a darem um ar da sua graça.
Não sei se vai ter sucesso, mas pessoalmente gosto desta via.

Orlando disse...

Pois é pamina, tenho de fazer um post sobre tiro ao arco no japão, como não percebo nada do assunto vai ser um êxito:)

Edgar ... disse...

Eu sei que nada sei neste campo mas atrevo-me a dizer (e peço desculpa se é uma "babuseira") que já li em qualquer lado que podemos ter não 1 mas vários universos.O que acho perfeitamente plausivel, de qq modo outra coisa que me fascina é o assunto relacionado com a matéria negra e uma teoria que li que defende que a luz não se propaga nessa "membrana".
Cada vez penso que quanto mais se tenta chegar ao cerne da questão temos a noção que não temos nem nunca conseguiremos ter a noção de nada :D
Adoro ler sobre estes temas e queria agradecer estes fabulosos posts que me conseguem explicar e por a pensar em coisas de uma complexidade extrema, e a capacidade que eu enalteço on, é o facto de conseguir explicar estas "coisas" como se tivesse a escrever para uma criança de 5 anos. admiro e desejo que o faça muito mais vezes.eu ca estarei para ler, para aprender e para reflectir sobre isto, sobre o universo, sobre a existencia de tudo,o tudo que veio de uns quarks ou anti-quarks :D qual deles não sei :D

ps: li uns quantos livros do stephen hawking :P por isso peço desculpa mais uma vez pq sei que estou a escrever um coment de um post "postado" por um cientista que trabalha no assunto diaramente :D.

Abraço, grandes posts, rivalizam com a coleçao "ciencia aberta" da gradiva!!

wind disse...

Mais um post interessante;)

Orlando disse...

Obrigado pelo apoio mas este post passou ao lado. Não acertei no alvo...

Anónimo disse...

Ha' uns tipos que tentam mesmo determinar a topologia do Universo usando as observacoes da radiacao cosmica de fundo.

Orlando disse...

Pois. Isso é lá para o post número seis desta série. Se lá chegar...

Anónimo disse...

best regards, nice info sunncamp scenic plus awning Fuji digital camera memory Lipitor comparison Toys pesach Sony dcr-dvd403 dvd camcorder Digital cameras artists Fluoxetine biop discount luxury cruises sony hi8 trv128 handycam Latina hookers Sony digital video camera 20 Free engine diagram 3.5l oldsmobile Humidifiers bionaire c11 Watch free flash movies New york state sports medicine scholarship hilton hotel free imagemixer for sony dvd handycam Wirless video cameras