domingo, maio 1

O meu amigo Mehmet


O Mehmet era um doutorando em robótica. Vivíamos na mesma residência de estudantes. Os seus olhos brilhavam no dia em que comeu umas farófias tipicamente portuguesas: são iguaizinhas às da minha mãe! Fez uma rotura de ligamentos no primeiro dia de sky. Eu costumava ir visitá-lo ao hospital.
Foi nessa altura que rebentou o affaire Rushdie. Memhet era um muçulmano devoto. Aprovava os movimentos islâmicos mais radicais, embora não fosse capaz de fazer mal a uma mosca. Não se vai ao hospital insultar um doente. Talvez não tenha tomado a atitude mais correcta. A verdade é que não fui capaz de lá voltar.
Quando nos encontrámos outra vez puxou imediatamente pelo assunto. Perguntou-me o que é que se passava. Queria ouvir a história da minha boca. Expliquei-lhe a minha posição. Não havia grande coisa para dizer. Cada um de nós sabia muito bem o que o outro pensava sobre a fatwa a Salman Rushdie. O problema é que nós gostamos mais de vocês do que vocês gostam de nós. Vocês querem que nós entremos para a Comunidade europeia para destruir a nossa cultura. Disse-lhe que não me parecia que isso fosse verdade. Para além do mais, eu não queria que a Turquia entrasse na Comunidade Europeia. Vocês não tem o direito de recusar a nossa entrada! Perguntei-lhe se afinal ele queria entrar e porquê. Porque em compensação vamos destruir a vossa! Com o passar do tempo as nossas relações voltaram a uma certa normalidade, embora nunca mais fossem como antes.
A Comunidade Europeia vai escolhendo lideres cada vez mais imbecis: Delors-Prodi-Barroso, é sempre a descer. Na falta de ideias para fazer avançar o projecto europeu, aumenta-se o número de países. Com a entrada da Turquia será extremamente difícil desenvolver uma política externa comum. A CE nunca será muito mais do que uma zona de comércio livre. A hegemonia americana nunca será posta em causa. A Turquia merece um estatuto de membro associado com vantagens comerciais substanciais. Ir para além disso é dizer adeus ao projecto europeu.
Afinal para que é que se vai fazer um referendo sobre a Europa? Caso se diga não a única consequência é levarmos um puxão de orelhas do Presidente da República e do Primeiro Ministro e termos direito a corrigir o nosso voto no referendo seguinte. Mais vale poupar o dinheiro.

Sem comentários: