quarta-feira, janeiro 18

Evo Morales: a COCA cola e a folha de COCA

Evo Morales, o presidente eleito da Bolívia, afirmou que a folha de coca continua a ser um ingrediente da Coca Cola. Ao que parece a multinacional Monsanto compra a folha de coca e transforma-a em xarope, vendendo-a em seguida à Coca Cola. Soube desta notícia a semana passada. Fiquei à espera dos desenvolvimentos.
A Coca Cola nega os factos afirmando que:
- nunca comprou folha de coca
- não há cocaína no refrigerante.
Não ponho em dúvida as afirmações da Coca Cola. Mas a verdade é que não contradizem as de Evo Morales!
A formula inicial da Coca Cola incluía cocaína. A formula actual é um dos segredos mais bem guardados do mundo. Só três executivos da Coca Cola conhecem a lista completa dos ingredientes e o processo de produção na sua totalidade.
Que ingrediente dá à Coca Cola aquele gostinho especial que a distingue das outras colas?
O chá de folha de coca é essencial para resistir à altitude, como sabem todos os turistas que já foram a Machu-Pichu. É muito complicado sobreviver nos Andes sem a folha de coca. Evo Morales tem sido acusado de apoiar o narcotráfico por defender a continuação do cultivo desta planta, que os Estados Unidos querem ver proibida.
Se a folha de Coca é boa para a Coca Cola, é boa para todos nós...

Ver também este post.

12 comentários:

CA disse...

A presença de um componente tipo coca poderia explicar porque é que a New Coke, apesar de ter um sabor preferido, não vingou: tal como no café não contaria apenas o sabor mas o efeito sobre o cérebro.

CA disse...

Estou a presumir no comentário anterior que a New Coke poderia ter sido uma tentativa de tirar a coca da fórmula.

/me disse...

Algo que me irrita profundamente é quando peço uma Coca-Cola e me trazem uma Pepsi. Para mim, não tem nada a ver. Está explicado porquê. :)

António Araújo disse...

Isto é interessante, eu sempre tinha ouvido (e acreditado) que a coca tinha sido retirada da fórmula ha anos (e sempre ficara curioso acerca da diferença da coca-cola actual em relação à original).

É engraçado que eu uso a Coca-Cola para fins medicinais. Cura-me eficazmente as infecções de garganta recorrentes que eu tinha que combater no inverno à custa de doses cavalares de antibioticos. Descobri isto por acidente quando uma noite eu e o ON andávamos perdidos algures entre a Alemanha de Leste e a Polonia e eu estava a pensar que ia parar ao hospital com uma infecção de garganta que subitamente soçobrou a uns golos de Cola. Jamais me teria passado pela cabeça beber tal coisa naquela situação, mas era a unica bebida que havia, e quando notei as melhoras resolvi arriscar e tomar mais...

Agora pergunto-me se me andei a curar à custa de xarope de Coca :)

Tenho aqui algures um livro engraçado com anuncios antigos das farmaceuticas, que vendiam produtos baseados em Cocaina e outras drogas demonizadas do género, para curar todo o tipo de maleitas das criancinhas, como dores de dentes e afins :)

Como os tempos mudam...ou não...

maria disse...

Declaro solenemente e por minha honra: nunca bebi coca-cola.
Os efeitos virão doutro lado.

lino disse...

OMWO: não deves espalhar essas coisas, pois há o risco de o lobby farmacêutico se apoderar do produto. O preço sobe logo e, se te aparece uma infecção à noite, tens de ir a uma farmácia de serviço.

António Araújo disse...

já não está cá quem falou :)

Anónimo disse...

Novembro, 2002: "...Karin Dest, a spokeswoman of the United States Company, in a telephone interview from Atlanta...who said that the company doesn't use coca leaf and that it has never been part of the drink's ingredients."
Dezembro, 2005: "In Atlanta, Coca-Cola Co. spokeswoman Kirsten Watt declined to say this month wether cocaine-free coca extract is part of the drink's secret recipe."
Aqui já parece haver contradição. Ou talvez não, uma vez que na primeira declaração não falam em "extracto". É um facto que eu nunca encontrei nenhuma folha de coca na minha coca-cola!

Orlando disse...

Setúbal,
Eles dizem que não usam folha de coca.
Não dizem se usam ou não um DERIVADO da folha de coca.
"Com a verdade me enganas".

Anónimo disse...

Ó ON, que os incubos Defoe e Swift te atormentem as noites e os dias! Que as tuas coca-colas se transfigurem em pepsis! Que as pequenas ironias da vida te desfaçam o laço dos atacadores! Então pensas que o "parece" está lá por acaso? E "extracto" não é da mesma família de "derivado"? E que acho conclusivo o facto de não achar coca na minha coca-cola (de facto acho isso lamentável!)? Quando a ironia está dependente do sinal maléfico (:-)) Defoe passa a ser autor de livros juvenis e Swift de infantis!

Orlando disse...

Setúbal,
eu só bebo água do Luso:)

Anónimo disse...

Houve uma altura daminha vida em que era viciada em Coca Cola. Era então por isso...