quinta-feira, maio 25

4-4-2 versus 4-3-3

Por que é que os treinadores de futebol se equivocam tantas vezes? São tão estúpidos como os treinadores de bancada pensam? Aqui está uma das razões. Nunca é tarde para aliar à paixão do futebol algum conhecimento do jogo.
No 433 joga-se com um avançado e dois extremos, que centram bolas para o avançado. No 442 joga-se com dois avançados. O papel dos extremos é efectuado pelo médios alas, que jogam um pouco mais atrasados. Não atacam tanto, mas defendem melhor.
Quando se escolhe os jogadores que vão formar uma equipa, deve-se ter ideias claras sobre o sistema em que se vai jogar. No 433 o avançado tem de ser um avançado completo, capaz de jogar sózinho e de jogar bem de cabeça. É o caso do Jardel e do Pauleta. Não é o caso do Nuno Gomes ou do Liedson. O Nuno Gomes precisa de um ponta de lança mais avançado para combinar. O Liedson é demasiado leve para aguentar a luta de área sózinho.
Quando uma equipa mistura jogadores que não se encaixam todos no mesmo sistema, o treinador tem de fazer remendos, e a manta não consegue tapar os pés e a cabeça.
O Paulo Bento fez muito bem em sacrificar um excelente extremo, o Douala, em prol do rendimento da equipa. O elemento chave era o Liedson, como tal a equipa tinha de jogar em 442 para potenciar completamente o seu rendimento.
A selecção com a quantidade e qualidade de extremos puros que possui tem de jogar em 433. Para isso é necessário ter um ponta de lança completo para jogar no meio do ataque. Se o Pauleta baixar de forma não há ninguém para tomar o lugar dele e as coisas ficam muito complicadas.
Uma situação interessante é a do Manchester United. Esta equipa tem dois pontas de lança extraordinários, que podem jogar sózinhos num 433 ou juntos em 442. Ninguém quer meter um deles no banco, logo a opção natural é o 442. Mas está lá um génio chamado Cristiano Ronaldo, que é um jogador de 433. A certa altura Queirós recuou Wayne Rooney para o meio campo para implementar o 433. Rooney não se adaptou, como seria de esperar, e a equipa voltou ao 442. Quem perde é o Cristiano Ronaldo, que não tem mostrado tudo o que vale. Razão destes problema: a mania de coleccionar bons jogadores, sem olhar ao resto.

8 comentários:

Broken M disse...

Afinal um bom treinador não é aquele que consegue utilizar o melhor sistema com os jogadores que tem?

Orlando disse...

O melhor treinador deve ser capaz de encontrar o sistema que melhor aproveita os jogadores à sua disposição.

Os treinadores que aplicaram um sistema com exito e depois querem usá-lo sempre normalmente tém uma carreira curta.

Mas os treinadores devem ser capaz de identificar as contradições estruturais dos seus planteis. É esse o tema do post.

Às vezes é preciso deixar no banco jogadores optimos, em forma, porque não existe um sistema que os encaixe no melhor esquema possivel.

Muitas vezes não é facil descobrir à priori qual é o sistema que vai funcionar melhor.
Existem várias direcções que podem ser experimentadas para maximizar o rendimento. Nem sempre é claro qual é a que funciona melhor. Só experimentando e errando é que se pode chegar a conclusões. Alguns erram de mais...

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

Anónimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

Anónimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read Botox doctors in pennsylvania Nude huge big breast women Miss plastic surgery pageant Acyclovir 800mg tag side effects Acura integra pcv valve removal Cataract surgery countertop displays Sore throat from nexium pornstar listing Cox 2 inhibitor bextra Is it safe to mix valium and klonopin Infiniti nissan transmission used Risk of vicodin during pregnancy Discount prescription help

Anónimo disse...

Very nice site! Newfoundland high speed internet service provider info http www2.popupsearches.comsearch.php query lipitor webcams du monde http://www.f250roofracks.info/jeep-prom-program-cherokee.html Auto fiat system Steering shudder jeep 21st century jeep wwii Tir renault backpack blowers Cialis supplier uk Wireless+alarm+system Bmw x5.0 michigan Ivf controlled rate freezers hard drive bmw brakes jeep wrangler hardtop seal kit

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Pain in base of penis Tramadol dose oral 200mg 250mg Allergic reaction to benzaclin basketball debt consolidation help checks by fax