quinta-feira, março 3

Blasfémias sobre as presidenciais II

José Pedro L. Nunes considera que um candidato para poder ganhar as presidênciais terá de se comprometer formalmente no sentido de não dissolver a Assembleia da República durante a totalidade do mandato. Não estou de acordo. O único poder efectivo do presidente consiste precisamente em demitir um governo se considerar que a sua continuação será prejudicial para o país (e dissolver a assembleia caso considere que esta não está em condições de apresentar uma alternativa credível). A opinião da generalidades dos políticos sobre os poderes presidenciais rege-se pelas leis do catavento: os poderes devem ser tanto maiores quando mais perto eles estiverem das posições políticas do actual presidente ou de quem eles pensam que será o próximo presidente.
Santana quando se imaginava em Belém defendia um presidente absoluto. Quando se descobriu em São Bento passou a querer que Sampaio vestisse as saias da rainha de Inglaterra. Ao que parece no Blasfémias já não se acredita por aí além na hipótese de um candidato da direita vir a ganhar as presidenciais...
A votação das legislativas foi bem clara. O povo compreendeu que Sampaio despediu Santana com justa causa e reza para que não seja necessário a outro presidente tomar a mesma decisão. Os candidatos a presidente sabem o preço que Eanes continua a pagar pelos erros que cometeu e ninguém se atreverá durante as próximas décadas a dissolver uma Assembleia sem ter muito boas razões para o fazer.


3 comentários:

raiva disse...

Bem-vindo à Blogoesfera!

Contudo, devo notar-te que o presidente não despediu PSL, dissolveu a AR, que é bem diferente.

Adianto que partilho a opinião segundo a qual o precedente aberto por Sampaio vai diminuir as possibilidades de ver Cavaco na presidência, e, claro, aumentar as de Guterres (sim, o do pântano, não o que foi promovido para Bruxelas...)

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read http://www.heinfamilyfoundationscholarshipapplication.info/Happy_marriage_stop_smoking_forever_stop_smoking_forever.html infiniti auto minnesota help quit smoking reprograming remote for car alarm Scanner barcode herbal quit smoking tea Hip hop blank shirts ab car rack Infiniti g35 seats Dental discount plans arizona sildenafil tadalafil vardenafil.com

Anónimo disse...

Very nice site! »