quinta-feira, março 3

Blasfémias sobre as Presidênciais I

Alguns comentários às afirmações de José Pedro L. Nunes no Blasfémias hoje. [http://ablasfemia.blogspot.com/ ]
É verdade que a vitória de Jorge Sampaio se ficou a dever em parte à sua decisão de se antecipar a outras candidaturas às presidenciais. Não me parece no entanto que desta vez algum dos candidatos de peso anuncie a candidatura antes do Verão. Não me parece também que tivessem alguma coisa a ganhar com isso. Embora hoje Cavaco Silva seja reconhecido por quase toda a população portuguesa como sendo uma pessoa honesta e competente, a verdade é que continuam intactas as suas capacidades de gerar anticorpos fora do PSD. Cavaco sabe que quanto mais tarde apresentar a sua candidatura melhor. Cada intervenção que fizer depois do anúncio da sua candidatura enviará alguns milhares de indecisos para o campo de Guterres. Santana Lopes percebeu este facto e toda a sua estratégia de empurrar Cavaco para a valeta passava por tentar obrigá-lo a escolher entre não se candidatar e candidatar-se demasiado cedo. Guterres está ainda muito afectado pela sua saída após as autárquicas. Se Guterres pudesse apresentar a sua candidatura dois meses depois de Cavaco ganharia as eleições sem dificuldades. Muitos portugueses (os suficientes) ficariam à espera do homem providencial que os libertaria de alguém que apesar de tudo continua a pensar que nunca se engana e raramente tem dúvidas. Cavaco não vai dar a Guterres esses dois meses.
Marcelo gostaria de ser candidato mas tem de esperar pela decisão de Cavaco. Freitas vai ter de esperar pelas decisões dos outros todos. Os outro candidatos podem-se candidatar já amanhã. De qualquer forma não tem nenhuma hipótese.
O candidato ganhador serà alguém suficientemente forte para poder decidir resistir às pressões dos média até ao momento certo. A forma como Sócrates está formar o governo está a marcar pontos. Decidir não comunicar a decisão que se tomou ou pura e simplesmente decidir não decidir é uma prova de força. .



Sem comentários: