terça-feira, agosto 9

Inteligência masculina

Masculina porquê? Porque é minha!
Madi, não levas a mal, pois não? Em Agosto vale tudo. Com este calor!
E eu acredito que as mulheres também a tenham.

63 comentários:

Orlando disse...

Eu sou pela igualdade.
A Sofia, a minha antiga professora de yoga, costumava dizer: Os senhores que se encontrem menstruados não devem fazer a próxima técnica.
Mas tanto também não.
Também dizia: não posso agradar a gregos nem a troianos.
Politicamente correcta até ao fim!

Tenho de ter cuidado senão isto qualquer dia parece o blog se vê!

Dentro da mesma lógica alguém inventou recentemente o Sofio. Lindo nome para dar aos netos...

Sofia disse...

... A tua sorte, é que eu hoje estou lenta...

Sofia disse...

Está calor?? Onde?!

Anónimo disse...

Se dá nesta fealdade, antes burra!

Sofia disse...

M., por Deus!!! É lindo! Dá vontade de pegar ao colo...

Broken M disse...

Eu, on!

Não levo a mal.
Agora a sério. Acho que a intuição feminina está mais desenvolvida que a masculina na maior parte dos casos. Simplesmente porque nós lhe damos mais atenção. É como tudo. Podemos nascer com as capacidades, mas precisamos treiná-las.

Anónimo disse...

Eu acho que a intuição dos homens é diferente, é talvez mais lenta e possivelmente mais direccionada, pois que há áreas em que eles não topam mesmo nada, nem sequer lhes toca. Ou será que o expressam menos, reagindo menos?

Orlando disse...

Madi, eu não faço outra coisa senão treiná-la. Pagam-me para isso. No trabalho é muito mais direccionada como diz a M, mas no dia a dia, faço por usá-la o tempo todo.

Nenhuma das senhoras falou de inteligência. Também é preciso treiná-la! Mas aí não pode haver assimetrias, pois não? Só na intuição...

Que raio de mundo este em que eu para fazer um post destes tenho de arranjar uma fotografia ridícula!
Mas a estratégia funcionou. Ainda não me bateram nem nada!

Sofia disse...

Eu não acho nada. Eu tenho a certeza. Os homens NÃO têm intuição nenhuma. Isso queriam eles...

Sofia disse...

"No trabalho é muito mais direccionada (...)"...Isto é para rir, não?! A intuição não se direcciona. Não se controla minimamente. Tem-se, ou não se tem. "Um mundo imaginado" de June
Goodfield, explica bem a diferença entre os papeis da intuição e da imaginação, na descoberta científica...

Anónimo disse...

Quando falo em "intuição direccionada" quero com isso dizer que ela é direccionada por natureza, não que haja qualquer intenção ou treino nem controlo. Apenas diferenças de estrutura mental, se assim lhe posso chamar. E continuo a dizer que os homens tammbém têm intuição, só que diferente da intuição feminina.

Anónimo disse...

A inteligência, On? Mas há tantos tipos de inteligência, tão diferentes umas das outras!

Sofia disse...

A intuição é uma componente da inteligência emocional. Toda a gente sabe que os homens.. enfim... têm muito pouca... (Vocês, por amor de Deus, não me levem a sério. Escutem a vossa intuição a dizer que estou a brincar.)

Sofia disse...

Que raio! O comentário 13 toca-me sempre a mim...

Broken M disse...

13 dá sorte, sofia!

Broken M disse...

Será que existe diferença entre as inteligências masculina e feminina? Se essa diferença existe,será que ela é inata ou obtida devido à educação e à sociedade?
Ultimamente tem havido vários estudos em relação a isso em bebés, quando não há alguma distorção.
Por exemplo, acho que se puser um bebé em frente a um objecto colorido e outro em movimento, as meninas ficam mais tempo a prestar atenção no colorido e os meninos no em movimento.
Também se sabe, por exemplo, que nas mulheres existem mais ligações entre os dois lobos cerebrais, do que acontece nos homens. E isto implicará um modo de raciocínio diferente.

maria disse...

Madi, madi, não te canses a consultar a ciência.
Eu ando noutro blog a ter uma batalha campal, com um elemento do sexo masculino, tenho portanto, algumas munições:

Porque é que os homens gostam de mulheres inteligentes?
Porque os opostos atraem-se.

Orlando disse...

Boa MC!

Orlando disse...

Acho que começo a poder extrair algumas conclusões: a inteligência, ninguém sabe muito bem o que é. A intuição, é mais fácil de perceber. A intuição é caracteristica das mulheres. A inteligência, se existir, é de todos.

Broken M disse...

lol, mc!

Broken M disse...

Inteligência hoje é uma coisa tão rara, on...

Orlando disse...

Jung introduziu as noções de personalidade introvertida e extrovertida. Dividiu ainda as pessoas em quatro tipos psicológicos: Dois racionais pensamento e sentimento (tem a ver com a matemática e o direito, se sobresimplificarmos as coisas) e dois irracionais (sensação e sentimento). À partida homens e mulheres estão igualmente distribuídos pelos quatro tipos.
A ideia de que a mulher é mais virada para a intuição parece-me ser um cliché. São as mulheres quem mais tem a ganhar em se libertarem dele.
Comprei o ano passado um livro sobre organização de escritórios (Pile, don't file).
O livro começa com um teste para classificar o nosso tipo psicológico segundo a classificação do Jung.
Depois propõe um método de arquivo de papéis adaptado à nossa personalidade. Fui classificado em intuição-pensamento. Estou certificado.
Qualquer dia posto o teste. Sempre quero ver o que é que dá...


(Feito por uma mulher, se bem me lembro..)

Também devo ser classificado em hopeless: as fotocopias ainda estão por arrumar.

Orlando disse...

Como devem ter percebido, o título do livro é FILE, d..

Broken M disse...

On,
dois racionais: pensamento e sentimento
dois irracionais: sensação e sentimento?

Podes alongar-te um bocado mais?

Broken M disse...

Eu conheço mulheres muito pouco intuitivas, mas homens intuitivos não estou a ver agora nenhum que eu conheça...Mas claro, não é por eu não conhecer que eles não existem...

Anónimo disse...

Gosto da humildade (no bom sentido da palavra) permanentemente manifestada pela MaDi.

António Araújo disse...

Uma vez li a seguinte teoria num livro sobre evolução:

O cérebro humano cresceu por motivos sexuais. Nomeadamente: As femeas querem ter um macho exclusivo. Isso é favoravel à passagem dos seus genes. Os homens, pelo mesmo motivo, não querem ser fieis. Tudo isto se deve a existirem muitos espermatozoides e "poucos ovulos" (no sentido evidente do termo)...

Assim, o cerebro dos homens desenvolveu-se no sentido analitico - tornaram-se muito bons a inventar grandes mentiras elaboradas acerca do seu paradeiro a tantas horas e do que la faziam. Tudo muito bem construido, muito detalhado, impregnavel...

É muito dificil desvendar uma mentira bem feita. Não ha analise que chegue se não temos dados suficientes. Por isso o cerebro das mulheres também se tornou progressivamente maior, mas focado noutros aspectos. Se não conseguimos furar um argumento, podemos em vez disso reparar nas reacções subconscientes, na forma como a voz oscila durante uma mentira, na forma como se transpira, na forma como se muda de assunto, na forma como um padrao de comportamento estabelecido se alterou subitamente. As mulheres são capazes de notar estas pequenas coisas melhor do que os homens. Simplesmente o cerebro não as informa conscientemente das subtilezas físicas que as levaram a tirar a conclusao de que o tipo anda a prevaricar. Sabem apenas que o "sentiram". E é isso a tal "intuição feminina".

Ah, antes que venha o pelotao de fuzilamento, isto não pretende afirmar nada acerca do ponto ao qual as mulheres terão ou não desenvolvido em simultaneo o seu raciocinio analitico. Conheço mulheres muito "analíticas" e homens muito "intuitivos". Em todas as distribuições hà uma média e um desvio em torno dela.

O que o ON esta a dizer, parece-me, é que se as mulheres proclamam tão abertamente um dominio maior (em média )da intuição não se podem sentir ofendidas se os homens proclamarem (em média) um maior dominio do raciocinio analítico. Em ambos os casos hà indicios circunstanciais a suportar a tese vagamente apresentada. De novo: tudo isto "em média"...


(Se quiserem usar os termos politicamente correctos chamem a uma a inteligência emocional e a outra inteligência-sei-lá-do-quê. Tanto faz.)

Anónimo disse...

Interessante teoria.

Sofia disse...

Por mim, fuzilava-te... Mas as meninas não alinham... :)

Sofia disse...

Vamos os dois a um restaurante (pode ser o "Faroleiro") e eu como duas lagostas. "Em média", cada um de nós, comeu uma... :)))

Broken M disse...

LOL, Sofia!

Muito bem!

Só que inteligência não é propriamente o termo correcto para se contrapôr a intuição. Mesmo porque a intuição faz parte da inteligência.

Sofia disse...

A um nível muito básico, acho que podemos associar a inteligência à capacidade de adaptação. E isto, não apenas no contexto da evolução das espécies. As capacidades extra-humanas :) (Vou voltar a pedir que, por amor de Deus, não me levem a sério. Eu não falo a sério sobre nenhum tema. Não sei o suficiente sobre nada, para falar. As minhas opiniões, estão limitadas à minha vivência. Por isso as partilho de uma forma muito suave. Longe de mim, querer impôr alguma coisa. Quer dizer... :) ) dos homens, não são nada, quando comparadas com as das mulheres. Isto, garanto-vos eu.
Na mentira, como em tantas outras coisas, as mulheres, quando querem, superam os homens. Na descoberta da mentira, sim. Mas não só... :)

António Araújo disse...

Sofia, esse argumento tem barbas. Só mostra que as pessoas usam mal a estatistica, e so serve para que a continuem a usar mal enquanto se riem.

A teoria das probabilidades é a generalizacao da lógica ao caso em que não conhecemos o valor lógico das proposições. É das ferramentas do pensamento mais poderosas e mais profundas que possuimos. Não admira que ninguem a queira perceber, se mesmo a logica booleana ja da tanta chatice...

Acho que neste caso fui bastante claro acerca da aplicacao trivial em causa. Queria dizer que as comparacoes entre duas populacoes nao determinam o resultado da comparacao entre dois membros das mesmas populacoes, escolhidos ao acaso. O que tu querias contrapôr, nem percebo muito bem...tu percebes? Acho que so querias uma desculpa para usar essa piada, sinceramente :)

Ja que falamos em teoria das probabilidades, podes ler um dos melhores livros escrito acerca do assunto, seguindo o link do Jaynes no post do meu blog (não o do Julian, o do E.T.Jaynes). Os primeiros capitulos devem dispersar muitos mitos.

Sofia disse...

Tive um excelente professor em PMCE (pesquisa e metodologias nas ciências da educação)I e II, por acaso.
A piada, até é dele... (excepto a parte do "Faroleiro") :)
As probabilidades, são uma coisa fora do alcance das minhas parcas capacidades. Ensinou-nos a calcular a probabilidade de nos sair o Totoloto... já não foi mau.
E se tu falas a sério, quando dizes que existem diferenças tão notórias entre homens e mulheres...

"se as mulheres proclamam tão abertamente um dominio maior (em média )da intuição não se podem sentir ofendidas se os homens proclamarem (em média) um maior dominio do raciocinio analítico. Em ambos os casos hà indicios circunstanciais a suportar a tese vagamente apresentada. De novo: tudo isto "em média"..."
As mulheres não proclamam nada. Sentem. Custa assim tanto, admitir isso? E é assim tão importante para vocês, homens, ficarem com os pedais só porque as mulheres têm a bicicleta? Não há guerra possível. A intuição é sensibilidade. Claro que os homens também a têm. Quando se começa a levar tudo muito a sério... é mau sinal :)))

Sofia disse...

Talvez ainda sejas muito novo para perceber...

Que idade tens?

:)))))

Orlando disse...

"
O que o ON esta a dizer, parece-me, é que se as mulheres proclamam tão abertamente um dominio maior (em média )da intuição não se podem sentir ofendidas se os homens proclamarem (em média) um maior dominio do raciocinio analítico. Em ambos os casos hà indicios circunstanciais a suportar a tese vagamente apresentada. De novo: tudo isto "em média"...
"
era isso OMWO, mas eu faço yoga, não faço karate, tenho que ser prudente nas minhas afirmações.

Orlando disse...

"Podes alongar-te um bocado mais?"

Madi, já prometi postar o tal teste. Talvez dê para fazer um post sobre o assunto. Mas agora não saía nada de jeito. Está muito calor.

Orlando disse...

Não te esqueças, OMWO, que a Sofia também foi karateka:)))

Broken M disse...

On,
se chegarmos de acordo que é de inteligência analítica (meramente) que se trata, posso falar um bocado mais do assunto.
E concordo que em média hajam mais homens a fazer isso. Não tenho a certeza se o desenvolvimento dessa inteligência é genético ou social. Mas basta olhar na minha faculdade: informática, electrotécnica, mecânica, civil, etc...está cheio de homens parar todo o lado. Quais são os departamentos que têm mais mulheres: química, ambiente e arquitectura. E garanto que para química, é mesmo necessário intuição :)

Anónimo disse...

Errata: duas funções racionais (pensamento e sentimento) e duas funções irracionais (sensação e INTUIÇÃO).

Orlando disse...

Olá Setúbal, não foi isso que eu escrevi?:)))
pois não....

Vá lá, deixa lá de fazer de errata e explica lá o que são os tipos psicológicos à Madi. Não sejas preguiçoso. Daqui onde eu estou, não dá!

PS: E arranja um nickname de jeito!

Anónimo disse...

Não é um "nickname"! É um manifesto! "O Setúbal" era como o meu tio-avô era conhecido nos bares do Cais do Sodré. O meu tio-avô, alcóolico, marceneiro excelente , amigo dum bácoro que percorria 500 metros de ruas citadinas para o ir esperar à hora certa à saída do trabalho, fujão de pensões, levou-me a ver o Poço da Morte (tinha eu para aí uns 4 anos). Assim esta é a minha tentativa de trazer a vida para o Mundo Fantasma (blogosfera).
Tu, que me iniciaste no Jung, é que tens obrigação!

Sofia disse...

"On" é um nickname e peras... :)))))

Orlando disse...

Nunca percebi a razão de haver a quimica ter sido a area de entrada das nulheres para a engenharia. Algém achou que tinha alguma coisa a ver com a cozinha?

Broken M disse...

E tem, on!
Ninguém pode ser um bom químico (de síntese) se não for um bom cozinheiro.

António Araújo disse...

A experiencia paradigmatica de bioquimica é cozinhar um ovo.

Podemos submete-lo a accao mecanica e termica (ovos mexidos), ou apenas termica enquanto imerso num meio aquoso(cozer um ovo), ou fazer-lhe outras tantas tropelias macroscopicas, que provocam alteraccoes ao nivel molecular (desnaturação das proteinas do ovo) que sao visiveis a nivel macroscopico (por exemplo a clara deixa de ser transparente e torna-se branca e opaca).

O resto nao é muito diferente. Fazer cromatografia por exemplo é "cozinhar" uma maneira de separar constituintes de uma substancia por varios meios - pelo tamanho, pelo peso, pela carga, etc, nada de tao diferente de usar um passador...

É bem capaz de ser a semelhança com a cozinha que atraiu tantas mulheres para a Quimica e Bioquimica. Conheço alguns casos. No exemplo da bioquimica ha ainda a atracção das mulheres pelas ciencias da vida, em alguns casos ligada à sua tendencia para gostarem de animais - veja-se a medicina veterinaria, onde ha tantas mulheres...e o apreço das mulheres pelos animais é essencialmente maternal. Adoram cuidar dos pombos feridos e afins, uma tendencia genetica para "ensaiar" a maternidade...

Tambem podemos explorar os motivos biologicos das escolhas masculinas...daria pano para mangas...

António Araújo disse...

Sofia,

a citação não é do teu professor. É clássica mas agora não me lembro de quem é.

Quanto ao Karate, fazias que estilo, para eu ver com o que tenho que contar? :)

Broken M disse...

omwo,
de facto!
Porque raio que os homens foram interessar-se por números...Nem dá para comer! ;)

Calvin disse...

Eu chego sempre atrasado quando há animação. Porra para isto. :o)
A intuição dos homens é igual à das mulheres. Arrisco mesmo dizer que no que toca aos homens, a intuição delas é uma miséria comparada com a dos homens. :o)
(vamos lá ver se ainda consigo um after-hours) :oP

Broken M disse...

lol

consegues, calvin!
Porque achas isso? HMM? É melhor fundamentares isto bem senão vais mesmo precisar de um capacete contra a sofia.

Calvin disse...

Ahahahah! Fácil. Um homem topa um calhorda à distância. Já uma mulher (especialmente se estiver embeiçada por ele)... :o)

Broken M disse...

Um homem consegue topar um calhorda, mas será capaz de topar UMA calhorda?

Calvin disse...

Claro que sim. Se não despachar a rapariga é só por ser banana, não é por não topar. :oD

Calvin disse...

(até eu chegar, isto estava numa tonalidade minimamente séria, não estava) :o)

Sofia disse...

Nem sei por onde começar... Isto vai ser um banquete perfeito, hoje...

Sofia disse...

Ora bem... Primeiro, as crianças.

OMWO: (cutchi cutchi) :)

(ainda estás a tempo de me elucidar... idade? (tens 3 segundos)) :)

Sofia disse...

Ok. Acabou o tempo.

O estilo? Está bem, eu digo.

Muuuuuuuuito estilo. :)

Sofia disse...

"É clássica mas agora não me lembro de quem é." ???

Isto é resposta que se dê?! Podias ter dito "É clássica", apenas. Tenho que te ensinar tudo... :)))

Sofia disse...

Calvin, Calvin... tu tem juízo... Desta vez, passa.

Não sei se sabes, mas fizeste com que eu criasse o hábito estúpido de andar no metro a olhar para o chão, à procura de caricas Cristal... :)

Calvin disse...

"Desta vez, passa" = "Não tenho argumentos. Rendo-me à tua clarividência."? :oP

Sofia disse...

:) "Desta vez, passa" = "No fundo, no fundo, até te agradeço, por andar mais ocupada a procurar caricas, no metro..." :)

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read »

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it ford truck Miele dishwasher problem drying hot tub dealers hairy pussy effexor xr side effects payment online Deselmille mortgage