domingo, fevereiro 19

A Economia, meu Deus...

A moral diz-nos como o mundo deveria ser. A economia explica por que é como é. A visão racional do mundo que a economia nos proporciona não se reduz a explicar porque é que a inflação aumentou ou o PIB desceu. Explica também muitas das decisões que as pessoas tomam no dia a a dia. A economia tem a ver com a tomada de decisões perante a escassez de um recurso. E pode ser aplicada a quase tudo o que fazemos.
Steven Levitt é um economista fora do comum, que se tem dedicado a explorar as aplicações da economia a temas que não costumamos olhar desse prisma. Levitt explica porque é que a pena de morte não é assim tão efectiva a diminuir a criminalidade, porque é que alguns professores fazem exames mais fáceis ou beneficiam os alunos nas correcções, a influência da legalização do aborto na criminalidade, etc. Foi uma surpresa ver o seu livro Freakonomics - o lado escondido das coisas no topo de vendas da FNAC. É um daqueles livros que pode refrescar a nossa visão do mundo.

Um modelo económico bastante simples explica porque é que o requisito do celibato provoca a existência de um número anormalmente grande de pedófilos entre os padres católicos. Explica também porque é que, quando uma sociedade se torna mais tolerante à homossexualidade, o número de vocações sacerdotais diminui. Outro dia o diário ateísta dedicou um artigo ao tema. Podiam ter utilizado uma linguagem diferente, mas estão lá as ideias chave.

Os liberais passam a vida a incensar as escolha económicas de Bush. O artigo de hoje do Blogo Existo lembra mais uma vez que o modelo económico europeu não anda a perder assim tanto terreno para o modelo económico americano como parece. Antes pelo contrário.

6 comentários:

maria disse...

Ora aqui está um texto a merecer toda a atenção. Precisava de o ver mais desenvolvido. Espero que venha aqui alguém puxar por ele. Eu depois lerei a "papinha feita". Estou com um ataque de preguicite. ;)))

Onde é que anda a Sofia, o /me, o setúbal, e etc???

Anónimo disse...

Bom, de facto já tinha o livro debaixo de olho e com esta referência... bom, já está quase lido. È bastante interessante, mas tem um grande defeito quanto a mim (e que regra geral, é o que me chateia neste tipo de livros). É a apresentação de teorias como quase "verdades-absolutas".

Hugo

Orlando disse...

MC, é só seguir os links...

Anónimo disse...

Mc, ando muito ocupado a insultar o ON uns posts abaixo!

Anónimo disse...

best regards, nice info sportsbook offshore.com Ultram slurpconfirm404 otakuclub side hallitus htm roulete system from the dealer Seroquel+drug+therapy bmw los angeles Kitchen supply Lasik eye surgery the woodlands Medicines low blood pressure

Anónimo disse...

best regards, nice info Weight loss + cortisol over-the-counter patanol paris hilton sexy fast weight loss for obese Digital printing barrel santa monica Answering machine tv themes generic tenuate supplier alfa romeo bat cars is this proper cardio for fat loss Audi wheels uk In 2 tv sugar appetite suppressant Hsbc online merchant account North greenville sc house for rent http://www.acyclovir9.info