sábado, novembro 10

A era da Turbulência

Quem diria que o cinzento sr. Greenspan ganhava a vida como músico de Jazz antes de lhe passar pela cabeça transformar-se num economista? A sua autobiografia é muito mais interessante do que alguma vez pensei que pudesse ser. Um livro indispensável para alguém interessado em compreender como é que funcionam realmente a economia em geral e os mercados em particular.

Observador insuspeito, Greenspan confirma quais eram os presidentes dos EUA que realmente sabiam o que andavam por lá a fazer: Richard Nixon e Bill Clinton.

13 comentários:

Diogo disse...

«alguém interessado em compreender como é que funcionam realmente a economia em geral e os mercados em particular»

Caro ON,

Você não vai aprender rigorosamente nada com o Grennspan, muito pelo contrário. Não porque ele não saiba, mas porque está a mentir. Veja este vídeo:

http://video.google.com/videoplay?docid=-9050474362583451279


ps) Por favor, retire a «verificação de palavras» da caixa de comentários. É irritante.

Orlando disse...

Caro Diogo,
eu não nasci ontem.
Se se der ao trabalho de carregar na etiqueta "economia", imediatamente abaixo deste post, encontra dois artigos sobre "cheques sem cobertura". Nele encontra todas as ideias referidas no seu video. Pelo menos.
Já agora, o seu video é uma excelente peça de divulgação. Recomendo-o.
Será que põe em causa qualquer "autoridade", mas aceita qualquer artigo anónimo que encontre na net, desde que pareça ser suficientemente anti-establishement?

Sobre o Greenspan: acho que se trata de um homem honesto. Acontece apenas que tem bastante menos poder do que parece. Ele é o presidente do Fed, o que lhe dá direitoa estabelecer a agenda das reuniões e a um voto. Quem detem o poder são os membros do Board, que são os banqueiros mais influentes dos EUA.
O Fed americano é independente do poder político, mas dependente dos grandes interesses economicos.

O Banco Central Europeu é nomeado pelos governos e esse sim é independente dos poderes políticos e ecnomicos. Conforme o proprio Greenspan reconhece. Vá a uma livraria e folheie o livro. Verá que não é assim tão mau.

Diogo disse...

Meu caro ON,

Confesso que me surpreendeu pela positiva. Não encare isto como um paternalismo. Muito poucos sabem que a Reserva Federal pertence a privados e funciona em seu benefício (em detrimento do Estado Americano).


«Sobre o Greenspan: acho que se trata de um homem honesto»

Como é que você pode considerar honesto um homem que trabalha para uma empresa privada que se faz passar por pública? Uma empresa cujo objectivo é dar aos seus donos o maior lucro possível, disfarçada de agência federal?


«O Banco Central Europeu é nomeado pelos governos e esse sim é independente dos poderes políticos e económicos»

O Banco Central Europeu é o irmão gémeo da Reserva Federal Americana. Os donos são os mesmos. Os membros do board americano também são nomeados pelo governo americano – “The seven members of the Board of Governors of the Federal Reserve System are nominated by the President and confirmed by the Senate”. Isso não impede que seja privado.


“Who owns the Federal Reserve? - The Federal Reserve System is not "owned" by anyone and is not a private, profit-making institution. Instead, it is an independent entity within the government, having both public purposes and private aspects.”


«Já agora, o seu vídeo é uma excelente peça de divulgação. Recomendo-o»

Se gostou desse documentário, então veja este (ainda mais extraordinário):

The Money Masters - How International Bankers Gained Control of America

Orlando disse...

Caro Diogo,

andamos por aqui todos a defender interesses, ninguém pode atirar a primeira pedra. É normal que seja assim. Não estou à espera que alguém que viva perto do poder seja imaculado.

É razoavel no entanto assumir a honestidade de alguém até prova em contrário. Não tenho nada a apontar ao Greenspan.

CA disse...

Não percebo para que são precisas teorias conspirativas sobre a reserva federal. Bastou os conspiradores convencerem os americanos a votar em Bush para conseguirem tudo o que queriam à custa dos americanos e do resto do mundo

Orlando disse...

CA,
pois bastou, mas agora vai haver outra eleição e não há grande garantia de de que a situação continue como estava.
Não é nada obvio que a decisão do Fed de baixar as taxas de juro neste momento seja a mais acertada. Mas dá uma ajudinha ao Bush.
No ultimo ano da presidencia de Jimmy Carter as taxas de juro subiram. Nada de importante mudou nesse momento. Foi mais uma pequena contribuição para a sua derrota nas eleições...
Controlar o Fed permite fazer pequenos ajustamentos.

CA disse...

ON

Um banco central privado pode fazer pequenos ajustamentos. Mas uma comunicação social privada pode igualmente fazer ajustamentos. E um banco central controlado pelo governo ou "independente" pode fazer convenientes análises às contas do estado.

Orlando disse...

CA,
eu não escrevi um post a denunciar o Fed. Só falei no assunto porque se proporcionou...
Acho no entanto que o Fed pode ter um papel bem mais decisivo do que o Banco de Portugal ou o BCE.
Quanto à imprensa, cada um é livre de criar um jornal, se tiver dinheiro para isso. Fed, há só um.
Não percebo o que te leva a tomar estas posições.

Diogo disse...

ON: «É razoável no entanto assumir a honestidade de alguém até prova em contrário. Não tenho nada a apontar ao Greenspan.»


Greenspan foi o presidente da mais poderosa organização criminosa do mundo.

Leia este artigo:

Banco Central Europeu e Reserva Federal Americana - parceiros gémeos na grande pirataria financeira


E faça um favor a si próprio. Veja este documentário:

The Money Masters - How International Bankers Gained Control of America

Orlando disse...

Vamos lá a ver Diogo:
qualquer opinião que defenda alguma ordem estabelecida é contestável. Qualquer opinião que conteste a ordem estabelecida é aceite por si sem qulquer aprente espírito critico.

Não será esa visão do mundo um pouco simplista. Muita gente contesta ao BCE porque as decisões do BCE não lhe agradam. Não quer dizer tenham sempre razão. As suas citações não provam nada. E os citados não estão de acordo com a sua opinião à cerca do BCE.

Não estou a dizer que não haja interesses por detrás das decisões do BCE, mas o mundo é assim mesmo.
Não é perfeito.

Apesar de tudo estmos melhor comeste BCE do que estaráimo sem nenhum. Qual é o seu modelo ideal de sociedade?

Diogo disse...

Caro ON,

Você considera uma organização criminosa, uma parte da ordem estabelecida? Que ingenuidade meu amigo.

Garanto-lhe que enquanto não vir este documentário você vai continuar completamente ignorante em relação a este assunto:

The Money Masters - How International Bankers Gained Control of America

Orlando disse...

Caro Diogo,
fui à wikipedia ler um resumo. O argumento base, já o conhecia, e até o subscrevo. No entanto, continuo a achar que vale a pena ler o livro do Greenspan.

Diogo disse...

Também eu fui à wikipedia ler o resumo. O wikipedia não diz nada.

Veja o vídeo ON. E depois leia outra vez o livro de Greenspan.