quarta-feira, abril 1

A Inclita Geração

Todos os filhos de João primeiro e Philippa de Lancaster se distinguiram de alguma forma. Fernando, o Infante Santo, morre no cativeiro em Fez, depois de recusar entregar Ceuta em troca da sua própria liberdade. Pedro foi um nobre excepcionalmente culto para a época tendo viajado incansavelmente por toda a Europa. João foi o condestável do reino, sucedendo a o grande Nuno Álvares Pereira. Henrique, o Navegador, foi o mágico que reformulou o projecto nacional, quando os Algarves já estavam conquistados e invadir o norte de África não se revelou viavel. Tal como Fernando foi o mártir, Pedro o peregrino e João o guerreiro. Este mito foi contado de geração em geração a todos os míudos que não tinham hipótese de vir a ser reis, como Duarte, o filho mais velho. Muitos aprenderam alguma coisa com ele.
Umas gerações depois, este mito foi completamente ofuscado pelo mito d'O desejado, que havia de voltar num manhã de nevoeiro. O mito que simboliza a transformação desta terra num país de orfãos.

6 comentários:

Orlando disse...

Pouco interessa que Fernando não se tenha comportado tão heroicamente quanto reza a lenda, que João não se tenha distinguido assim tanto na guerra. Havia suficiente verdade na história para sustentar o Mito.

Já agora, esqueceu-se completamente a infanta Isabel, casada com Filipe III, Duque da Borgonha, tendo desempenhado durante anos o cargo de governante da Borgonha, algo extremamente raro na época.

MaDi disse...

Curiosamente ontem à noite estava a pensar nesses arquétipos e (sem qualquer base efectivamente histórica) achei que não só as pessoas se enquadram melhor num ou noutro arquétipo como também os povos se enquadram.
Assim, olhando para certos países, vê-se que há países de mártires, países de órfãos, países de inocentes e países de peregrinos...

Anónimo disse...

Interpretação prazeroza neste blog, postagens como aqui está demonstram valor a quem visitar neste blogue :/
Faz muito mais deste sítio, a todos os teus visitantes.

Anónimo disse...

Oi fascinante esta página está bem estruturado.........bom trabalho :)
Amei Continua deste modo !!

luis disse...

eu espero que a minha professora de historia goste

luis disse...

é uma bela página tem tudo o que é preciso para a minha professora de historia