terça-feira, setembro 20

Iyengar Yoga

Para quê passar uns anos a praticar yoga? Para no fim ser capaz de fazer este número de circo? Uma criança de dois anos tem a flexibilidade natural executar esta postura ou consegue desenvolvê-la muito rapidamente. Se nós não o conseguimos é porque a nosso corpo memorizou um infindável número de tensões que nos limitam todos os dias.
Um dos requisitos fundamentais para conseguir executar a postura acima é conseguir abrir completamente o peito de forma a que as espáduas se possam juntar sem esforço. Poucas pessoas o conseguem fazer. Um das consequências desta falta de flexibilidade é o enfraquecimento do trapézio e de outros músculos da zona superior das costas, donde resultam algumas das habituais dores.
Abrir o peito é indissociável da capacidade de enfrentar a vida de frente, sem tensões. Quando surge um problema ou abrimos o peito e introduzimos um pouco mais de oxigénio ou deixamos que as tensões se apoderem de nós.

A postura acima corresponde à atitude complementar da anterior. Agora trata-se de nos regenerarmos voltando à posição fetal. De acalmar o cérebro e recuperar energias. Exige uma boa flexibilidade da coluna na zona dorsal.
Viver em harmonia com o mundo passa por um fluir contínuo entre estas duas atitudes. A capacidade de viver totalmente estas atitudes a nível psicológico está profundamente relacionada com as possibilidade de executar estas duas posturas.

Iyengar foi o primeiro yogi a compreender até que ponto os ocidentais têm problemas de postura introduzindo a ideia de utilizar ajudas externas para realizar de forma mais correcta os asanas de yoga: cintos, cadeiras, cubos de madeira, etc. O alinhamento é considerado mais importante do que a beleza das posturas, tanto na teoria como na prática. O uso destas ajudas é mal visto pelo yoga clássico, embora seja cada vez menos recusado. Este tipo de yoga está normalmente dissociado de quaisquer tipo de religiosidade.
É cada vez mais fácil encontrar um professor desta escola (Ginásio Clube Português, Clube Sete, Mega Craque, etc). Em Portugal continua muitas vezes a aparecer sob a designação de Hatha Yoga. Termino assim a viagem pelos diferentes tipos de yoga iniciada aqui.

8 comentários:

Anónimo disse...

As loiras levam mais umas semanas :)

Broken M disse...

Há quem não leve tempo nenhum.
Por acaso é algo que me intriga. As pessoas acham sempre que conseguir fazer uma coisa ou não é uma questão de tempo.
Acho que isto é em como todas as outras coisas:
há quem leve mais ou leve menos tempo, mas há quem nunca consiga.

Orlando disse...

A postura de cima é bastante difícil. Não se chega lá só com tempo. É preciso levar o yoga bem a sério e talvez mais do que isso: ter um bom professor e investir nalguns complementos: alguns conhecimentos de anatomia, algumas actividades complementares, uma aulas individuais...
Por outro lado meia dúzia de pessoas nem percebem onde está a dificuldade. Chegam lá nuns meses.
Daqui a uns dez anos já devo conseguir lá chegar:)

Anónimo disse...

Yoga Physical Benefits Using the nude yoga free pics xxx techniques we have uncovered to treat it.

Anónimo disse...

The 6 Major Types of Yoga We have thoroughly examined yoga exercises for ms to take the guesswork out of it.

Anónimo disse...

Hey, I was reading through your blog. I love it!

I thought you might like my site free tantra guide.
It focuses mostly on this post.

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it drive fax modem Capitol fax blog il Cultivating pink lady slipper orchids Lexapro breast tenderness Windows picture and fax viewer for windows 2000 neurontin capillary fragility get acuvue lenses Clinic diet fax mayo Cam cruise ship web http://www.searchenginemarketing6.info science project filter water

Anónimo disse...

Aparece sob a designação de Hatha Yoga porque para se poder dar oficialmente aulas de Iyengar Yoga tem que se ser professor certificado.