quinta-feira, setembro 22

Consequências de um modelo matemático

Numa sociedade que permita a poligamia e direitos de propriedade estáveis, haverá usualmente preços positivos para as noivas e alguns casamentos polígamos. Nessas sociedades, os preços das noivas não irão para as noivas, mas para os seus familiares masculinos e todas as mulheres serão alocadas com o mesmo montante de recursos pelos seus maridos. Quanto maiores forem os recursos disponíveis em média, na sociedade, por cada mulher, mais elevados serão os preços das noivas e maiores os recursos alocados a cada mulher. Todavia, nas sociedades com baixos montantes de recursos por mulher, em vez de preços positivos por noiva existirão dotes pagos directamente ao casal.

Hoje no Pura Economia.

5 comentários:

Anónimo disse...

Como é que os homens casam mais frequentemente do que as mulheres? Se um homem casa (em momentos diferentes) com duas mulheres e estas só casam uma vez, então há um homem que não casou. Ou então há menos homens.
Dizer que os homens casma mais frequentemente que as mulheres é equivalente a afirmar que há menos homens. O que tem um significado completamente diferente!

Anónimo disse...

(1) - é neste livro que se desenvolve a tese de que, nas sociedades burguesas, o homem passou a dominar as mulheres por motivos económicos, mantendo-as fechadas em casa como garantia de que a herança seria transmitida a filhos legítimos ("filhos do pai"); em compensação, e uma vez derrotadas, as mulheres coroaram os vencedores com... um belo par de cornos.

ON, podias ter copiado esta parte do post:)

Orlando disse...

:)

Anónimo disse...

Very nice site! us dental insurance 90 access cell internet phone

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP »