quinta-feira, junho 10

LIE TO ME

é a última série da Fox inspirada em "House". Cal Lightman, o "homem da luz" é o especialista do lado negro: ganha a vida a detectar as mentiras dos outros e descobrir as razões que os levam a mentir. Passa às quartas-feiras no Fox Channel e passa ou vai passar fora de horas na TVI. O paralelo com House é total: o protagonista, Tim Roth, é inglês como Hugh Laurie. A sua ajudante é tão doce como a doutora Cameron, etc.
Tudo gira à volta das consequências de apontar a luz para as sombras das nossas vidas. A multiplicação deste tipo de séries significa que algo mudou na psicologia e sociologia das sociedades em que vivemos. Vinte anos atrás estas este fenómeno seria impossível.

Este video é uma aplicação das conhecimentos divulgados na série à análise do comportamento do Berlusconi. Aqui vai a versão de nuestros hermanos. Falta agora a versão Socrates...
Neste vídeo Tim Roth procura distanciar-se do personagem. Não consegue evitar desviar os olhos quando afirma que não percebe nada nessa coisa de detectar mentiras. This is only to use when we watch politicians. Right! Ninguém quer viver com o peso de ser o Dr. Cal Lightman...
Aqui fica o mais famoso video de Tim Roth, quando ele era mais novinho.

16 comentários:

Diogo disse...

Por cá, o "homem da luz", o especialista do lado negro que ganha a vida a detectar as mentiras dos outros e descobrir as razões que os levam a mentir não seria necessário.

As mentiras [dos políticos] estão de tal forma expostas, são de tal forma evidentes que o "homem da luz" só viria trazer confusão.

on disse...

Diogo,
não é por causa dos políticos que fiz o post. É o lado negro que me interessa. De qualquer forma, vistes-os videos italiano e espanhol? Parecem-me fazer luz sobre certas situações...

Hugo Tavares disse...

"É o lado negro que me interessa."

Que tipo de interesse te desperta? Compreender a sua utilidade?

Hugo Tavares disse...

O rui veloso tem uma música gira sobre isso:

http://www.youtube.com/watch?v=xOOLVlseLnI

:)

on disse...

Tens toda a razão! "O Lado Lunar" tem a ver com o nosso lado sombrio. Sombrio em grande parte por ser desconhecido. Também lá podem estar os aspectos mais generosos e mais subtis da nossa personalidade, que ainda não aprendemos as expressar.

A sua utilidade é enorme e estou farto de falar disso:

O House não tortura os membros da sua equipa só para os chatear. Se eles querem realmente aprender com ele aquilo que só ele os pode ensinar são supostos compreender os seus lados lunares. Só assim podem compreender os lados lunares dos seus pacientes.

"Everybody lies" é o ponto de partida. O problema do everybody é que também nos inclui a nós. E não estou a falar só das mentiras inofensivas. E a primeira pessoa a que mentimos é a nós próprios.

on disse...

O que é que isso tem a viver com ser um médico que resolve os casos que os outros médicos não sabem resolver?

Tu estás numa posição particularmente boa para entender isso. Um investigador tem de ouvir uma voz que nos sopra baixinho a solução do problema. Depois de passarmos uma semana a fazer calculos começa a formar-se no nosso inconsciente um esboço de solução. Há que torná-la consciente.

Este tipo de trabalho é bastante semelhante ao trabalho que se tem de fazer quando se faz análise. A ansiedade que se tem de aprender a ultrapassar e que torna impossível para muitas pessoas fazer investigão é a mesma ansiedade que nos surge quando tentamos lidar com um problema realmente sério que se está a desenrolar dentro de nós.

on disse...

Também costumo repetir que tentar ser bom acaba por não dar os resultados esperados. Se queremos fazer menos mal aos que nos rodeiam (em particular aos nossos filhos, actuais ou futuros), a única opção efectiva passa por tornar consciente esse lado negro. Só podemos controlar aquilo de que temos consciência.

on disse...

Afinal já alguém viu o "Lie to Me"?

Hugo Tavares disse...

Sim sim, eu vi. Entretém, mas achei-o demasiado colado ao House..

Hugo Tavares disse...

"Também costumo repetir que tentar ser bom acaba por não dar os resultados esperados. Se queremos fazer menos mal aos que nos rodeiam (em particular aos nossos filhos, actuais ou futuros), a única opção efectiva passa por tornar consciente esse lado negro."

Percebo perfeitamente o que queres dizer, apesar destas frases darem pano para mangas. Principalmente o que é "ser bom". Queres partilhar como se torna o lado negro dos filhos/amigos mais consciente?

Já viste o penúltimo episódio do House (ou será o último)? Ele fala com o psiquiatra sobre essa coisa de "tentar ser bom". :)

A abordagem "abrutalhada "do House, para mim, funciona com pouca gente. Os seus ensinamentos nunca poderiam ser tão explícitos.

Hugo Tavares disse...

As personagens do House e do Lie to Me têm um ponto em comum engraçado: ambas parecem lidar bem com o lado negro dos outros, principalmente a nível profissional, no entanto ambas têm um lado negro pessoal muito mal resolvido, a nível afectivo.

on disse...

o que é "ser bom"?

Não interessa a definição pessoal do que é ser bom. Desde que se tenha uma noção de Bem/Mal mais ou menos ortodoxa e se tenta ser bom estamos a negar a nossa natureza.

Fazer esforço para ser bom pai não é o essencial.
Há padrões que passam de geração em geração. Se possível, fazer o trabalho de casa antes dos filhos nascerem. Vale sempre a pena ir sempre fazendo o trabalho de casa, claro.

Não me parecem que os métodos do House sejam assim tão explicitos. E se fossem mais subtis, o público não davam por eles. É claro que House e Lightman são caricaturas. O público em geral não está preparado para uma personagem menos caricatural. As audiências mandam...

on disse...

Ainda não vi esse House. Deve dar este mês.

Diogo disse...

Onde estou (de férias) não tenho largura de banda.

on disse...

Com uma prancha de windsurf dessas, quem precisa de largura de banda? :)

Anónimo disse...

"O público em geral não está preparado para uma personagem menos caricatural. As audiências mandam..."

Os actores, productores e fans do "Huff" sabem disso...

John Doe