terça-feira, março 24

O Orfão

Acabamos por cair do Paraíso. Quem é expulso do Paraíso sente-se orfão. Quando um Inocente descobre que Deus não toma conta da sua vida, o Governo nos engana, as leis não são justas e os futebolistas ganham milhões, transforma-se num orfão. Alguns homens mais conservadores sentem-se orfãos quando descobrem que as suas mulheres têm desejos sexuais e ambições profissionais e não existem só para os servir. Algumas mulheres mais inseguras sentem-se orfãs quando descobrem que afinal os seus maridos não existem só para as proteger.
O orfão pode procurar consolo nas drogas, ou na esperança de ganhar a lotaria, ou em casar rico, ou na crença num Deus patriarcal que vai tomar conta dele, agora ou mais tarde, ou na reforma antecipada que lhe vai permitir voltar à infancia.
Um dia não vai ter alternativa. Terá de crescer.

3 comentários:

Anónimo disse...

Afinal ... todos ... de uma maneira ou de outra ... somos orfãos ... de algo ...

Anónimo disse...

E todos nós temos os meios para ultrapassar essa orfandade...

Anónimo disse...

Eu penso que todos temos os meios necessários ... para ultrapassar não só a orfandade ... mas com o cativo ... As dualides ... que requerem ... escolhas ...

Mais que partilhar o conhecimento … partilhar também a sabedoria … porque nesta residem os valores que aqui refere … porque o conhecimento quando usado conscientemente é um instrumento de poder e virtude … quando é não é bem usado pode ser fatal …

Vivemos aqui e agora a crise … que vem detrás … a grande crise da Cultura Humana … a natureza humana… Conhece-te a ti mesmo … para viver … conviver com todos …organizar-se … a consciência da colectividade e da Universalidade …a humanização do poder …

A utopia pode estar presente … mas … não devemos deixar de crer que … a esperança deve ser sempre a última a deixar de existir no nosso pensamento…
Projectar um mundo para ser mais civilizado, seres humanos "presos", para serem livres… Na Vida… mas o paradigma do homem a que assistimos vai em sentido contrário… Muitos em nome de um deus … fazem e arquitectam as maiores barbaridades neste planeta …

… Usufruir plenamente a Vida e Toda a atitude para com esta … é influência do nosso conceito de origem …