sábado, maio 17

Medicina e globalização

Dezenas de milhares de portugueses perdem o emprego por causa das deslocalizações das fabricas de texteis, calçado e componentes automoveis. Nada se pode fazer, é o sacrossanto mercado. Quando os oftalmologistas perdem 0,005% da sua cota de mercado para a mesma globalização, um governo atento desvia verbas para garantir que tal não acontece. Mesmo que continue a ser mais barato ir a Cuba, com avião e tudo.
Ficamos agora à espera da Junta de Freguesia que envie para a India três senhoras à espera de uma prótese auditiva há dois anos e da Camara que pague a meia dúzia de municipes os tratamentos dentários a que nunca teriam direito cá no burgo. Por um terço do preço, na Costa Rica. Nesse dia acabam-se as listas de espera no Serviço Nacional de Saúde.
As ideias que expresso neste post parecem-me razoáveis e não especialmente originais. É possível encontrar nos artigos de opinião dos nossos jornais de referência as opiniões mais dispares. Por que é que ninguém manifestou até agora uma posção vagamente parecida com esta?

1 comentário:

Um Momento disse...

Comodismo... ou o deixa andar?...

(*)