domingo, janeiro 27

Deus existe ou não existe. É preciso apostar. Que escolha fareis?

4 comentários:

Sofia disse...

X!

(ganhei alguma coisa? não é preciso escolher estrelas?)

Anónimo disse...

A aposta de Pascal. O problema é este: para receber o prémio é preciso escolher o Deus certo. Se andares a rezar a Jeova e depois vires que afinal quem existe é Jupiter, ele é capaz de não te recompensar. Como se escolhe entre os vários contos de fadas?

Digamos por exemplo que Deus existe, mas Deus é um ente racional. Deus detesta gente que acredita nele sem evidencias. Deliberadamente Deus espalhou na cultura humana o mito da sua existencia, mas fez questão de não deixar qualquer evidencia nesse sentido. Eis o teste: cairás no logro de ceder ao medo da morte e refugiares-te no opio da religião, ou ainda serás oportunista ao ponto de aceitar a aposta de Pascal, movido pelo oportunismo, ou serás fiel à evidencia e à razão e rejeitarás o mito? O meu Deus, aquele em que eu acredit...digo, aquele em que eu não acredito, punirá ferozmente quem nele acreditar por medo ou oportunismo e recompensará apenas os que nele não acreditem até que o vejam no final dos tempos.
E, para mais, dará ainda pontos extra àqueles que uma vez que o vejam lhe enfiem um pontapé nos tomates por toda a merda que nos faz passar.

E eu estou a planear receber todos os meus bonus points, baby :)

OMWO

Anónimo disse...

Pascal pôs a questão mais ou menos nesses termos, mas em relação a si proprio. Não se comportou como um caixeiro viajante.

Anónimo disse...

Se perderes, passaste uma vida a sair da cama ao Domingo de manhã, em vez de ficar no quentinho, para nada.