terça-feira, março 14

Acordar

A espiritualidade tem a ver essencialmente com estar acordado. A maior parte das pessoas não sabe que está sempre a dormir. Nasceram a dormir, vivem a dormir, casam a dormir, criam os seus filhos a dormir, morrem sem nunca acordar. Nunca compreenderam o encanto e a beleza daquilo a que chamamos a existência humana. Todos os misticos, cristãos e não cristãos, estão de acordo: tudo está bem, tudo está bem! Embora tudo esteja mal, tudo está bem. Um paradoxo estranho, sem dúvida. Tragicamente, muitos nunca reparam que tudo está bem, porque estão a dormir. Estão a viver um pesadelo.

Outro dia ouvi a história de um pai que bate à porta do quarto do filho.
Jaime, acorda!
- Não me quero levantar!
Levanta-te, tens de ir para a escola.
- Não quero ir à escola.
Porquê?
- Por três razões: primeiro é chato, segundo, os miudos gozam comigo, terceiro, odeio a escola.
Então eu dou-te três razões para ires à escola: primeira: é o teu dever, segundo, tens quarenta e cinco anos, terceiro, és o Director.
Acorda. Já cresceste. Pára de te entreter com os teus brinquedos!

Muitas pessoas dizem que querem abandonar o jardim-escola. Não acreditem! O que eles querem é consertar os seus brinquedos partidos. Dêem-me a minha mulher de volta! Dêem-me o meu emprego de volta! Dêem-me a minha reputação de volta! O meu sucesso! É isto que eles querem: os brinquedos de volta. Os médicos e os psicólogos sabem muito bem o que as pessoas querem: querem o Alívio. A Cura, essa é dolorosa.

Anthony de Mello

6 comentários:

Caiê disse...

Há muito tempo que não lia um texto tão verdadeiro. Sim senhor.

Anónimo disse...

Sempre assumi que sou um baby de 40 anos(agora)e sempre me recusei a ir à escola.
Fui prof e não queria mesmo ir...tanto que os medicos dizem que sou louca e tenho uma reforma antecipada pela demencia...
Acreditei...mas agora ao ler o seu texto...
Será que sou apenas uma louca consciente da realidade????
E talvez não haja paradoxo algum nisto...
Heheheheeh....tanto me faz...eu não vou + à escola e as outras vão...bjus

Orlando disse...

:)
Desde que estejas contente com o resto da tua vida:)

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! »

Anónimo disse...

Best regards from NY! »

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it adderall xr Online keno headquarters Roper washer and dryers pop up blocker Songs that i can save to my computer search engine optimization Berlin refinance Football sports card price guide info on valtrex management training seminar Hp pavillion 533w graphics card Uw madison girls tennis coaches