quarta-feira, fevereiro 6

As guerras do copyright

Continua a greve dos argumentistas de Hollywood para receberem royalties resultantes da venda do seu trabalho através da net. E afinal as lei do copyright destinam-se a defender os interesses das grandes empresas ou a estimular e defender o trabalho intelectual? Se alguém tinha dúvidas sobre a resposta, acho que já está esclarecido.
A partir de 2006 a Suécia passou a ser o epicentro das guerras do copyrigth. A Pirate Bay poderá tornar-se brevemente no equivalente da Green Peace em questões de copyright e liberdade de expressão na net. A sua principal criação é o server do mesmo nome, destinado à partilha de ficheiros. Mantém também o um site onde podemos guardar fotos livre de censura, o BayImg. E o SlopBox, um serviço de e-mail descartável. Se lhe pedirem um endereço electronico, invente um na altura: kalkerkoisa@slopsbox.com. Quando desejar ler as respostas ao mail que inventou, basta ir ao site da Slopobox e escrever kalkerkoisa. As respostas são guardadas durante 24 horas. Privacidade e anonimato garantidos. A PB lançou recentemente The Video Bay, um server de vídeos livre de censura, ainda em fase experimental. O You Tube tem retirado vídeos apenas porque alguém fez contra eles uma vaga acusação de quebra de copyright, algumas vezes completamente ridícula. Tal não é suposto acontecer no VB.
A sede da Pirate Bay foi invadida pela polícia, que deitou o site abaixo durante três dias. O efeito principal desta acção foi a descentralização dos servidores e uma onda de apoio à Pirate Bay por grande parte da sociedade sueca. No dia 1 de Janeiro de 2006 Rickard Falkvinge lançou uma página web destinada a angariar assinaturas para a criação do Piratpartiet.

We have a lot in common with the environmental movement," he says. Where environmentalists see destruction of natural resources, the pirates see culture at risk. "(We) saw a lot of hidden costs to society in the way companies maximize their copyright.

Este partido concorreu às eleições nesse ano, tendo obtido 0,5% dos votos. A criação do partido teve várias consequências práticas imediatas: O partido ecologista mudou radicalmente de posição sobre as leis de copyright. Os partidos de esquerda mudaram de posição sobre a ilegalidade dos downloads da internet. Ambos os candidatos a primeiro ministro afirmaram que os downloads da internet feitos por jovens não deviam ser criminalizados. Entretanto o movimento pirata têm-se espalhado um pouco por todo o mundo.

Sem comentários: