segunda-feira, julho 21

Cortar o melao em fatias

Sempre acreditei que a melhor estratégia para resolver um problema é parti-lo em vários. Uma variante consiste em substitui-lo por um mais facil, mas que tenha algo a ver com o outro. Funciona sempre, para resolver um problema de matemática, para aprender a fazer um salto mortal ou para ... o que quiserem. Desde que o nosso engenho e arte saiba por onde meter a faca.
Até que se me deparou o seguinte problema. O sr. Hermenegildo zangou-se com o filho há muitos anos. Quer reatar relaçoes com ele. É o que mais quer na vida. A prima Hermengarda, sempre conciliadora, arranjou-lhe o número do telemovel. O Hermenegildo sabe que o filho tem bom feitio. Vai receber bem o seu telefonema. Só falta engolir aquele orgulho absurdo que o sufoca e ser capaz de marcar o número. Ele nem consegue levantar o auscultador. Também nao pode ligar ao filho num estado alterado. Aí o seu orgulho acabaria por traí-lo.
Como é que se corta este melao em fatias?

9 comentários:

Orlando disse...

Que tal o sr. H começar por esperar que a sua respiraçao se normalize. Quando conseguir pensar no assunto respirando normalmente, já venceu a primeira etapa. Quando tenatar outra e a respiraçao se alterar, volta a tentar no dia seguinte.

Será assim tao simples?
É possível que sim.
Afinal, tudo no mundo é simples, assim alguém nos ajude a cortar o melao.

Orlando disse...

Se existisse um deus benevolente, ainda que nao omnipotente, certamente saberia cortar meloes.

Ergo...

maria disse...

por vezes o Deus benevolente e paciente e cheio de bondade e rico de misericórdia para com todas as criaturas, faz o milagre e é o filho que toma a inciativa de telefonar ao pai.

Sofia disse...

:)
SMS...?
Não há nada melhor para esconder emoções menos... traidoras, do que as palavras escritas e lidas. São apenas o que lá está escrito. E o resto, vem depois. Quando há vontade, vem sempre. Só precisa de um pretexto.
De um pre texto. Perceberam?

Orlando disse...

SMS?
O sr. nao tem telemovel!

Mas nao esta mal visto...

Orlando disse...

MC,
aqui nao se responde a provoacacoes baratas.

Anónimo disse...

:)
Não está mal visto?
O que não está mal visto é isto:

Se o Sr. Hermenemegen... Hermenil... Herminen... whatever, quisesse mesmo reatar com o filho, não existiriam obstáculos.

Nem todos os problemas são para resolver.
E quando são, mesmo, resolvem-se.
Haja vontade, e tudo se resolve.

Orlando disse...

a sèrio?
tens a certeza?
bem aventurada sejas...

Anónimo disse...

Sim.
Não, mas tenho uma forte convicção.
Obrigada...