quarta-feira, outubro 19

Armas biologicas II

A coisa teria funcionado assim: em algumas zonas da China surgiram mutações que levaram a que certos virus que atacavam as aves passassem a atacar também os humanos. Esta gripe levaria à morte de muitos chineses a partir do momento em que o virus se transmitisse entre humanos. dentro de algumas centenas de anos os chineses que sobrevivessem acabariam por ganhar uma imunidade parcial ao virus. Quando outras civilizações entrassem em contacto com a China suceder-lhes-ia aquilo que sucedeu às populações do continente americano quando entraram em contaco com os europeus.
Actualmente vivemos numa aldeia global. A gripe vai atacar-nos a todos. Ninguém vai desenvolver vantagens competitivas. Pelo contrário: as zonas onde estas doenças aparecem sofrem conseências económicas graves ao nível do turismo e das exportações. As condições de higiene actuais permitem esperar que esta ameaça não tenha consequências graves.

5 comentários:

Broken M disse...

Os vírus sofrem mutações e as pessoas desenvolvem resistências. Foi sempre assim. As que conseguem desenvolver sobrevivem, as que não conseguem morrem. Ainda não apareceu nenhum vírus que acabasse com toda a espécie humana. Achas que é porque antes não havia tanto contacto?
As pessoas cada vez menos confiam no próprio sistema imunológico, devido ao facto de cada vez mais se utilizarem armas químicas (isto é, medicamentos) para combater os vírus e bactérias. Mas será que não temos capacidades biológicas de desenvolvimento de defesas?

Anónimo disse...

Acho que a idea do post está bem vista...Mas aqui não há apenas o problema da globalização: o problema é das aves que andam por esses ares transportando o que não devem...mas claro que a globalização também é um poblema: se o vírus ficasse apenas nos países A ou B seria diferente, mas não se pode evitar a livre circulação de pessoas e bens, nomeadamnte pela Europa, pelo que o estudo do percurso dessas aves não é de todo suficiente...

Cumprimentos!

Roberto Iza Valdés disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Broken M disse...

Então?

Este blog morreu?

Anónimo disse...

What a great site » »