quinta-feira, junho 26

Futebol e Borboletas

Com certeza que sim, meu caro Joao Pinto e Castro, mas apesar de tudo, ainda existe a estatistica. Podemos fazer previsoes e depois ver quem acerta um numero razoavel de vezes. E essa a grande vantagem do futebol sobre a economia. O primeiro e um toy model da segunda. Podemos fazer previsoes mais vezes e ver os resultados mais depressa.
Muita gente comparou quatro treinadores de sucesso:Mourinho, Rijkaard, Mancini e Grant. Mourinho ganhou dois campeonatos, mas tinha muito dinheiro. Rijkaard ganhou la Liga e a Champions. Mancini ganhou tres escudetos e Grant quase ganhou varias coisas. Foram todos despedidos. Mundo cao. Pela logica dos resultados, nao sao assim tao diferentes.
Eu discordo desta ultima afirmacao, mil vezes repetidas nos jornais. Afinal Mourinho na terceira epoca escolheu um plantel bastante reduzido e quando houve uma serie de lesoes, Abramovitch puxou o tapete, nao o deixando ir buscar reforcos que teriam provavelmente feito toda a diferenca. Rijakaard tem um passado de grande jogador que impos respeito durante alguns anos As estrelas do Barca, mas nunca mostrou mais nada. Quando o adjunto Ten Cate se foi embora, foi o que se viu. O primeiro escudeto de Mancini resultou de uma decisao judicial no fimdo campeonato, que se propagou aos dois campeonatos seguintes. Grant pegou na equipa de Mourinho com a pre epoca ja feita, nao lhe mexeu muito, e aquilo resistiu ate ao fim da epoca.
Agora seria a altura de fazer a prova dos nove, ver o que estes senhores sao capazes de fazer nos seus novos clubes. So que a economia veio em socorro do futebol. Ninguem apostou em tres destes senhores. Afinal, parece que sempre existe alguma logica no futebol.

Sem comentários: