terça-feira, junho 10

Porque é que esta vez o Pinto da Costa não se safa?

Quando vi Pinto da Costa na SIC ainda pensei que ele se podia dar a volta ao castigo da UEFA. A lata com que este senhor "reinterpretou" os acontecimentos é realmente impressionante.
Pinto da Costa afirmou que o Conselho de Justiça da FPF lhe ia dar razão. Tal faria o juri d'appel da UEFA voltar atrás na sua decisão de afastar o Porto da liga dos campeões. Mas Pinto da Costa está a fazer bluff. Se não estivesse, tinha pedido ao Conselho de Justiça que tratasse o assunto com o urgência. Não o fez. Como tal o juri d'appel não vai mudar a sua posição.
Dirão alguns: mas se o Conselho de Justiça deliberar antes da decisão do Tribunal Desportivo Europeu, este tribunal ainda poderá levar em conta a sua decisão. Não é bem assim. Este tribunal não se pronuncia sobre matéria factual mas apenas sobre algum erro processual das deliberações da UEFA. Que pretende Pinto da Costa com tudo isto? Conseguir que o Euro e as férias do verão dêem tempo aos sócios do Porto para se habituarem à ideia.
Caro Jorge Nuno, os sócios do seu clube veneram-no. Já está perdoado. Mas para a próxima, vai ter um pouquinho menos crédito. Ganhe mais três campeonatos e tudo será esquecido. Se for capaz. Antes da era Mourinho o Porto passou três anos sem ganhar um campeonato. quando Mourinho partiu deixou tanto dinheiro em caixa que o Porto pode passar a ter orçamentos iguais à soma dos orçamentos do Benfica e do Sporting. Perdendo trinta milhões de euros com a decisão da UEFA, de forma directa e indirecta, as coisas vão mudar.
Que fique bem claro que em Portugal o clube mais bem organizado teve quase sempre a melhor equipa de futebol e o controle da arbitragem. Não fazer batota era dar mostras de não amar o clube acima de todas as coisas. É por isso que é especialmente importante acabar com a corrupção no futebol. Porque demasiadas pessoas honestas cruzaram a linha uma primeira vez por causa do seu clube. E uma segunda por outras razões.

3 comentários:

Um Momento disse...

Eu sinceramente...nem sei o que dizer...
Não, não sou Portista... Mas os Portistas( adeptos) não mereciam isto...
Ai ai...

Noite boa desejo

(*)

Anónimo disse...

Os socios de um clube merecem recolher os frutos das arvores plantadas pelos presidentes que elegeram. Os bons e os maus.

Anónimo disse...

Razão principal para o Pinto da Costa não se safar: a UEFA toma a decisão dia de Santo António!