terça-feira, março 3

Que fez correr Bernard Madoff?

Chamar porco capitalista a Bernard Madoff não explica grande coisa. Os porcos capitalistas normalmente sabem fazer as coisas e safar-se. As probabilidades de ele o conseguir eram limitadas, mesmo que não tivesse surgido esta crise. O homem não era assim tão estúpido. Começou do nada, subiu a pulso. Não é facil fazê-lo e não chega estar disposto a vender a alma ao diabo. Que leva alguém a ter um comportamento tão irracional?
Estamos interessados em criar condições para que esta crise não se possa repetir. São precisas novas leis, são precisas novas instituições. Que tal tentar também perceber o que se passou na cabeça do homem? Durante vinte anos Madoff lutou para sobreviver, para comprar o primeiro Caddilac, o primeiro executive jet. A certa altura já não sabia fazer mais nada. Quando algo dentro dele o puxava noutra direcção, rumo a um equilíbrio, não sabia como lidar com isso. Afinal todos os seus conhecidos estavam na mesma situação. Como calar então a voz que o atormentava? Comprar mais um carro, uma ilha no Pacífico, whatever. A vozinha voltava. Como fazê-la calar? Duplicando a conta bancária, triplicando-a? Não havia outro caminho. Milhares de Madoff's procuram todos os dias calar os seus demónios. Correndo qualquer risco.
Já temos milhares de boas leis, não são elas que nos vão livrar dos Madoff. Um sociedade só se consegue livrar dos Madoff's no dia em que criar condições para que a maioria dos seus membros tenha um Sol para ajudar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em todas as coisas há algo indefinido ... O que fez correr o Madoff ... talvez a ambição desmedida ... a escravidão ... e o non-sense de "savoir faire vivre" na sua condição humana ...a ignorância e os medos ... Pois o Mundo está cheio de Madoff´s e aqui em Portugal não excepção só que em formato mais pequeno ... A força do dinheiro ... corrompe as sociedades ... de tal forma que não olham aos meios para ... prejudicar os Deslumbrados e atingir os fins ...

A obcessão pelo dinheiro é seguramente Viver no esclavagismo ...

O sol em casos destes está debaixo ... para suplementar isto o sol para ajudar teria que estar acima ... Se o dinheiro fosse usado como instrumento de sinceridade ... mas é utopia nos mundo Hoje ...
O sol quando nasce devia ser para todos ... mas não é bem assim ...

Ser Guerreiro é uma aventura ... num campo de batalha cada vez mais globalizados pelos ricos ...