domingo, março 6

Arquivo Sampaio

Este post destina-se apenas as arquivar as minhas opiniões sobre as decisões recentes do Presidente da República. Ficarei assim muito mais à vontade para falar no futuro.
Sampaio cometeu um erro grave ao deixar Durão Barroso pisgar-se. Depois tinha que aceitar Santana Lopes. Porque tinha dado a sua palavra a Durão e porque de qualquer maneira Ferro Rodrigues não era opção. Pode-se acusar Sampaio do que se quiser mas não de ter uma mente maquiavelica. Não passou pela cabeça de ninguém que Santana conseguisse ser tão incompetente a ponto de o Presidente ter de o demitir. Sampaio devia ter assumido que demitiu Santana por incompetência e consultado o Conselho de Estado sobre a dissolução da Assembleia da República. O PSD devia ter tido a oportunidade de propor uma alternativa, que caberia ao presidente aceitar ou não. Santana nunca a proporia.
O presidente cometeu um erro na forma como lidou com o problema. A sua decisão de dissolver a Assembleia e manter o governo em funções é indefensável. Fê-lo porque estava fragilizado pela aceitação precipitada da demissão de Barroso e porque não teve coragem de pegar o boi pelos cornos. No entanto fez o que era preciso fazer e defendeu o interesse nacional.

Sem comentários: