segunda-feira, dezembro 10

Logica Difusa 2

Durante muito tempo defendi a justificação moral do lançamento das bombas de Hiroxima. O argumento é simples: depois da resistência suicida das forças japonesas em Okinawa, seria de esperar um número de baixas gigantesco no caso de uma invasão do arquipelago japonês. Só essa invasão podia acabar com a guerra. Não compreendia muito bem o sentimento de culpa de Openheimer e de outras pessoas ligadas à criação da bomba.
A posição mais comum sobre o assunto até é a condenação do lançamento da bomba. Quanto a mim, é feita por razões emocionais demasiado primárias para serem levadas a sério.
Se afinal os japoneses tinham proposto aos americanos uma rendição em termos semelhantes aos que foram obtidos depois do lançamento da bomba como é referido neste jornal de referência alguns meses depois do fim da guerra, parece-me que o caso muda de figura. Que vos parece?
Se se pode mudar de opinião sobre factos tão importantes, é melhor começar a medir a intensidade com que acreditamos em cada facto histórico.
Agradeço ao Diogo ter-nos dado a conhecer este facto.

1 comentário:

Diogo disse...

De acordo, caro ON. É preciso ter muito cuidado com a História e estar sempre de pé atrás. Em todas as questões.


A ler:

Judeus e Sionistas – duas faces de duas moedas distintas