quinta-feira, junho 26

Futebol e Borboletas

Com certeza que sim, meu caro Joao Pinto e Castro, mas apesar de tudo, ainda existe a estatistica. Podemos fazer previsoes e depois ver quem acerta um numero razoavel de vezes. E essa a grande vantagem do futebol sobre a economia. O primeiro e um toy model da segunda. Podemos fazer previsoes mais vezes e ver os resultados mais depressa.
Muita gente comparou quatro treinadores de sucesso:Mourinho, Rijkaard, Mancini e Grant. Mourinho ganhou dois campeonatos, mas tinha muito dinheiro. Rijkaard ganhou la Liga e a Champions. Mancini ganhou tres escudetos e Grant quase ganhou varias coisas. Foram todos despedidos. Mundo cao. Pela logica dos resultados, nao sao assim tao diferentes.
Eu discordo desta ultima afirmacao, mil vezes repetidas nos jornais. Afinal Mourinho na terceira epoca escolheu um plantel bastante reduzido e quando houve uma serie de lesoes, Abramovitch puxou o tapete, nao o deixando ir buscar reforcos que teriam provavelmente feito toda a diferenca. Rijakaard tem um passado de grande jogador que impos respeito durante alguns anos As estrelas do Barca, mas nunca mostrou mais nada. Quando o adjunto Ten Cate se foi embora, foi o que se viu. O primeiro escudeto de Mancini resultou de uma decisao judicial no fimdo campeonato, que se propagou aos dois campeonatos seguintes. Grant pegou na equipa de Mourinho com a pre epoca ja feita, nao lhe mexeu muito, e aquilo resistiu ate ao fim da epoca.
Agora seria a altura de fazer a prova dos nove, ver o que estes senhores sao capazes de fazer nos seus novos clubes. So que a economia veio em socorro do futebol. Ninguem apostou em tres destes senhores. Afinal, parece que sempre existe alguma logica no futebol.

terça-feira, junho 10

Puro Sangue, raça lusitana

O dia da Raça

Senhor Presidente, o que é que isso quer dizer?

Já agora, ouviu aquele senhor que diz que Viana do Castelo não se pode comparar a Viana do Alentejo, mas tão só a Viena de Austria?
e que lembrou que el rei fulano de tal dormiu uma vez lá na terra? e que repetiu esse tipo de idiotices durante vários minutos?
O que é que ele estava lá a fazer?

Ahhh...
E é assim que vai aproximar os jovens da política?

Porque é que esta vez o Pinto da Costa não se safa?

Quando vi Pinto da Costa na SIC ainda pensei que ele se podia dar a volta ao castigo da UEFA. A lata com que este senhor "reinterpretou" os acontecimentos é realmente impressionante.
Pinto da Costa afirmou que o Conselho de Justiça da FPF lhe ia dar razão. Tal faria o juri d'appel da UEFA voltar atrás na sua decisão de afastar o Porto da liga dos campeões. Mas Pinto da Costa está a fazer bluff. Se não estivesse, tinha pedido ao Conselho de Justiça que tratasse o assunto com o urgência. Não o fez. Como tal o juri d'appel não vai mudar a sua posição.
Dirão alguns: mas se o Conselho de Justiça deliberar antes da decisão do Tribunal Desportivo Europeu, este tribunal ainda poderá levar em conta a sua decisão. Não é bem assim. Este tribunal não se pronuncia sobre matéria factual mas apenas sobre algum erro processual das deliberações da UEFA. Que pretende Pinto da Costa com tudo isto? Conseguir que o Euro e as férias do verão dêem tempo aos sócios do Porto para se habituarem à ideia.
Caro Jorge Nuno, os sócios do seu clube veneram-no. Já está perdoado. Mas para a próxima, vai ter um pouquinho menos crédito. Ganhe mais três campeonatos e tudo será esquecido. Se for capaz. Antes da era Mourinho o Porto passou três anos sem ganhar um campeonato. quando Mourinho partiu deixou tanto dinheiro em caixa que o Porto pode passar a ter orçamentos iguais à soma dos orçamentos do Benfica e do Sporting. Perdendo trinta milhões de euros com a decisão da UEFA, de forma directa e indirecta, as coisas vão mudar.
Que fique bem claro que em Portugal o clube mais bem organizado teve quase sempre a melhor equipa de futebol e o controle da arbitragem. Não fazer batota era dar mostras de não amar o clube acima de todas as coisas. É por isso que é especialmente importante acabar com a corrupção no futebol. Porque demasiadas pessoas honestas cruzaram a linha uma primeira vez por causa do seu clube. E uma segunda por outras razões.

sábado, junho 7

Lembram-se do Poborsky?

Os checos são o nosso grande rival. Dava jeito que os suiços se safassem com o 0-0.

Lembram-se do Paolo Rossi?

Com menos partidas nas pernas, Deco é o jogador que está em melhor condições para explodir neste europeu.

quarta-feira, junho 4

Não! Não! Não!

Não se lembram que da outra vez eu também não tinha pago a viagem ao Brasil àquele senhor arbitro que até nunca foi à minha casa.
Foi a agência de viagens que mandou o bilhete lá pró Futebol Clube do Porto e nós pagámos por engano.
Mas isso até nem aconteceu porque eu até já devolvi o recibo à Cosmos e até já me devolveram o dinheiro, carago!
Penso eu de que!

domingo, junho 1

Parabéns Manuela!

Quando eu era miúdo não seriam de esperar grandes proezas atléticas de alguém acima dos quarenta. Em compensação um político só podia ter aspirações sérias a partir dos cinquentas. A televisão quer pôr todos aqueles que não são modelos fora da ribalta. Afinal não é assim tão poderosa. Agora temos uma avó com a idade de Harrison Ford a liderar um partido político.
O grande problema da deslocação de apoiantes do PS para o Bloco de Esquerda é o espectro da renovação do Bloco Central. Com a MFL o problema é um pouco (só um pouco) menos grave.