domingo, fevereiro 10

Paul Klee - Highway

5 Livros

1. O Capital, Karl Marx
2. Diálogos sobre Física Atómica, Werner Eisenberg
3. O Quarteto de Alexandria, Lawrence Durrell
4. Tipos Psicologicos, Jung
5. I Ching

Quando comecei a blogar já as listas mais interessantes tinham percorrido a blogosfera. Quais foram os cinco livros que mais me marcaram? Escolhi só livros que li no fim da adolescência, a época em que o nosso intelecto ganha forma.
Quando pus a pergunta a mim próprio, O Capital era a única resposta obvia. Foi a primeira vez que entrei dentro de uma grande construção intelectual, podendo examinar todos os seus pilares, a qualidade das suas fundações, a beleza das suas cupulas. Descobrir passados uns anos que havia um erro logo ao princípio, só tornou a experiência ainda mais relevante.
Heisenberg mostra-nos que fazer ciência tem tanto a ver com dialogar com os outros como tem a ver com estar sentado a olhar para uma folha de papel em branco.
O romance de Durrel e o tratado de psicologia de Jung mostram-nos que a vida é um quadro cubista: cada facto pode ser sentido e interpretado de mil maneiras diferentes. O mesmo se aplicando a cada uma das nossas acções.
Quando a racionalidade se esgota, existem várias opções. O I Ching é uma das poucas que não nos exige ajoelhar primeiro e sacrificar a nossa racionalidade logo a seguir.

Fica a proposta a todos os que passam por aqui: publiquem as vossas listas. No vosso blog ou na caixa de comentários.

13. Quem me dera ter feito aquilo. Então FAZ!

O mundo está dividido nos que olham para os outros com inveja e nos que os encaram como um instrumento de motivação.

sábado, fevereiro 9

12. Sem Medo, Sem Surpresa, Sem Hesitação, Sem Dúvida

Qualquer que seja o seu medo, olhe-o de frente e vença-o.

A vida surpreeende-nos porque normalmente andamos meio a dormir.
Ao longo do caminho surgem pistas do que vai acontecer. Acorde!

Pese os prós e os contras. Depois vá em frente.
Muitas vezes, o pior é não decidir.

Depois de tomar uma decisão, não a remoa.

sexta-feira, fevereiro 8

11. Escute a sua voz interior

Quando temos um problema para resolver, ajuda bastante esperar que o nosso ego se cale. É nessa altura que uma voz que fala um pouco mais baixo tem oportunidade de se fazer ouvir.

quarta-feira, fevereiro 6

As guerras do copyright

Continua a greve dos argumentistas de Hollywood para receberem royalties resultantes da venda do seu trabalho através da net. E afinal as lei do copyright destinam-se a defender os interesses das grandes empresas ou a estimular e defender o trabalho intelectual? Se alguém tinha dúvidas sobre a resposta, acho que já está esclarecido.
A partir de 2006 a Suécia passou a ser o epicentro das guerras do copyrigth. A Pirate Bay poderá tornar-se brevemente no equivalente da Green Peace em questões de copyright e liberdade de expressão na net. A sua principal criação é o server do mesmo nome, destinado à partilha de ficheiros. Mantém também o um site onde podemos guardar fotos livre de censura, o BayImg. E o SlopBox, um serviço de e-mail descartável. Se lhe pedirem um endereço electronico, invente um na altura: kalkerkoisa@slopsbox.com. Quando desejar ler as respostas ao mail que inventou, basta ir ao site da Slopobox e escrever kalkerkoisa. As respostas são guardadas durante 24 horas. Privacidade e anonimato garantidos. A PB lançou recentemente The Video Bay, um server de vídeos livre de censura, ainda em fase experimental. O You Tube tem retirado vídeos apenas porque alguém fez contra eles uma vaga acusação de quebra de copyright, algumas vezes completamente ridícula. Tal não é suposto acontecer no VB.
A sede da Pirate Bay foi invadida pela polícia, que deitou o site abaixo durante três dias. O efeito principal desta acção foi a descentralização dos servidores e uma onda de apoio à Pirate Bay por grande parte da sociedade sueca. No dia 1 de Janeiro de 2006 Rickard Falkvinge lançou uma página web destinada a angariar assinaturas para a criação do Piratpartiet.

We have a lot in common with the environmental movement," he says. Where environmentalists see destruction of natural resources, the pirates see culture at risk. "(We) saw a lot of hidden costs to society in the way companies maximize their copyright.

Este partido concorreu às eleições nesse ano, tendo obtido 0,5% dos votos. A criação do partido teve várias consequências práticas imediatas: O partido ecologista mudou radicalmente de posição sobre as leis de copyright. Os partidos de esquerda mudaram de posição sobre a ilegalidade dos downloads da internet. Ambos os candidatos a primeiro ministro afirmaram que os downloads da internet feitos por jovens não deviam ser criminalizados. Entretanto o movimento pirata têm-se espalhado um pouco por todo o mundo.

9. Só os peixes mortos se deixam levar pela corrente

Aceite os obstáculos. É mesmo verdade: bem aproveitados, tornam-nos mais fortes.
A vida é uma sucessão de esforços e pausas. As pausas só sabem bem se forem isso mesmo:
pausas entre esforços.

terça-feira, fevereiro 5

segunda-feira, fevereiro 4

Analfabetismo

A taxa de analfabetismo em Portugal é de 9%. O triplo da taxa de analfabetismo nos países nórdicos no final do século XIX. Existe um concelho onde um terço da população é analfabeta. Existem 30.000 analfabetos abaixo dos trinta anos. Existem adolescentes urbanos analfabetos.
Não vale a pena andar a encher as escolas de portateis para os miúdos andarem a namoriscar na net nem levar os alunos ao colo até ao 12º ano. Não enganamos ninguém.
Tenho pena de ter perdido o programa que a SIC passou ontem. Não sei até que ponto é que os números são afectados pela imigração. De qualquer forma, eles vivem cá, é um problema nosso. E a imigração é apenas uma parte do problema. Via da Literatura.

O efeito Nixon

Jimmy Carter foi o mais improvavel dos presidentes americanos das últimas décadas. A guerra do Vietnam e o caso Watergate tornaram este agricultor que dava aulas de catequese aos domingos no homem certo no lugar certo. As mentiras de George W e o atentado das Torres Gémeas recriam na sociedade americana a necessidade de tomar um duche que a lave da imundice. Só assim se compreende que um tipo decente como John McCain tenha praticamente assegurado a nomeação republicana. Um facto que me parece mais importante do que saber se o Obama vai ganhar à Hilary. Embora eu bem gostasse que tal acontecesse.

domingo, fevereiro 3

Tribal Wars

Os meus sobrinhos andam loucos com este jogo. Convém saber o que eles andam a fazer. Aqui fica o relatório. É um típico jogo de estratégia. Temos de construir uma cidade, resolver problemas logísticos, criar um exército, conquistar um império. Tem a novidade de funcionar online, ser interactivo e ser gratuito. Quem quiser algumas comodidades suplementares e umas pequenas vantagens, pode ter acesso à versão premium por cerca de vinte euros/ano. O jogo funciona na filosofia tamagochi: temos de executar tarefas a intervalos regulares. O jogo pode durar anos, exigindo dois ou três minutos, meia dúzia de vezes por dia.
Este tipo de jogo atrai miúdos com capacidades intelectuais acima da média, desfiando-os a resolver problemas relativamente complexos e a tomar decisões. Aprendem aqui coisas úteis que ninguém lhes ensina na escola. Neste jogo aprendem algo mais. Aprendem que a sua capacidade intelectual só por si não chega para ganhar. Têm de desenvolver uma política de alianças com os vizinhos que lhes garanta mais hipoteses de sobrevivência. Podem assim investir menos na criação de exercitos, crescendo mais depressa. Bem gostaria eu de ter aprendido esta lição aos doze anos.
Cada nova geração sabe coisas novas melhor e mais cedo do que a anterior. Por outro lado deixa cair capacidades e conhecimentos a que as gerações anteriores dão grande valor. Platão salientava a influência nefasta da escrita, que desvalorizou a capacidade de saber longos textos de memória. Convém fazer um esforço para não olhar só para o que eles perdem, tendando vislumbrar o outro lado da moeda. Não desdenhemos completamente as telenovelas, que dão aos miúdos a possiblidade de já saberem de antemão todas as voltas e reviravoltas que os esperam nos labirintos do amor. Que preço estariam os adolescentes da minha geração dispostos a pagar pelo acesso a essa informação?

tribalwars.net tribalwars.com.br

sábado, fevereiro 2

7. FLEXIBILIDADE! Nas atitudes e no pensamento

A vida é também uma sucessão de aventuras onde nos podemos divertir.
Leia outros livros, conheça outras pessoas. Considere outras visões do mundo.

sexta-feira, fevereiro 1

Milton Friedman versus John Maynard Keynes

O Fundo Monetário Internacional exporta para todos os países as teorias da escola de Chicago: quando há crise, aperta-se o cinto. Bush acha bem. Mas para os Estados Unidos, a um ano das eleições, mostra-se um bom Keynesiano. O João Pinto e Castro expressa a sua indignação. Até concordo com ele, mas o mais importante é ver se a terapia usada por Bush funciona ou não. Cá estaremos para ver os resultados.

6. Descubra dentro de si um objectivo a que valha a pena dedicar a vida

Ganha assim uma identidade. E uma fita métrica para medir os resultados.