terça-feira, outubro 30

A Dignidade Humana 1

Que aconteceria à dignidade humana se aparecesse por aí uma raça de extraterrestres mais ou menos parecidos connosco, mas mais inteligentes, mais bonitos e com mais potência sexual?

sexta-feira, outubro 26

É essencialmente um mito

Mas é um mito bem bonito. Mesmo que apareça com uma semana de atraso.

A minha amiga Catherine

A minha amiga Catherine pertence a duas raças superiores: frequentou uma Grande École e é judia. No meio duma conversa num dia de chuva, a Catherine deixou cair duas ideias em frases consecutivas: é contra todas as formas de racismo; é membro de uma raça especial. Superior não. Só especial. Obviamente, os judeus são mais inteligentes. Não resisti a tentar explicar-lhe que havia uma certa contradição entre as duas afirmações. Ela não percebeu.
Lutz, quem começa por dividir o mundo em judeus e não judeus são os judeus. São a raça escolhida, não são? É natural que o façam. Todas as minorias o fazem. Os judeus só se distinguem das outras minorias pelo facto de terem sido minoritários durante mais tempo do que os outros. Fazer por ignorar a existência de divisões numa sociedade não contribui em nada para eliminar os problemas que a existência dessas divisões nos trazem. Só diminui a nossa capacidade de entender e resolver esses problemas.
Se não vamos dividir a sociedade entre judeus e não judeus, então era melhor começar por não dedicar tanto espaço aos judeus no museu de Berlim. Não chamar a atenção para o facto de eles serem diferentes.
Ah, pois! eu não tinha percebido: só não se pode falar de minorias quando se diz que ela são piores do que a média a desempenhar alguma actividade. Se for para dizer que negros têm pénis maiores do que os brancos e são melhores na cama, não há problema.
Esse comportamento paternalista acaba por ser ele próprio uma forma de discriminação. Infinitamente mais subtil.

quinta-feira, outubro 25

quinta-feira, outubro 18

Que dois!

Menezes marca a sua primeira Grande Entrevista para hoje às 21 horas, na RTP. Hoje aparece a notícia: Santana no Telejornal da SIC, às 20. À última hora, Santana desmarca. Isto promete.

sábado, outubro 13

Sabado 13

Comemora-se hoje setecententos anos da primeira sexta-feira treze. O dia em que a Ordem do Templo, a mais poderosa instituição da época, teve azar. Como o Lino se lembrou de nos lembrar. Um bom dia para as bruxas saírem à rua.