sábado, julho 9

As notícias e a realidade


Muito do que pensamos, fazemos, decidimos é influenciado pelas notícias que nos chegam, na sua maioria através dos órgãos de comunicação social. O jornalismo tem técnicas próprias e sabe-se que existem modos de alterar a percepção que as pessoas têm da realidade, apresentando a mesma notícia de modos diferentes. Outras vezes a notícia que é dada distorce grosseiramente a realidade.

Tenho a sensação que uma cidadania esclarecida passa por um conhecimento mínimo do modo como os jornais funcionam e como uma notícia pode ser dada para dar uma impressão ou outra. Compreender melhor o mundo da comunicação social é compreender melhor a sociedade que nos rodeia porque compreendemos os filtros por que passa a informação até chegar a nós.

Além disto, podemos compreender a importância de obter informação de fontes diferentes dos meios de comunicação social mais tradicionais, sem que isso nos leve a pensar que essas fontes são necessariamente mais fidedignas: apenas são diferentes. Como alternativas temos, por exemplo, a Internet, com toda a diversidade de origens que as notícias podem ter.

Tudo isto vem a propósito do "arrastão" e da cobertura que lhe foi dada. Só hoje vi o vídeo que a Diana Andringa fez sobre o assunto e recomendo-o vivamente: uma verdadeira aula de educação para a cidadania.

11 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que as coisas estão mais calmas, mais esclarecidas e que, agora, a violência em Portugal (toda a violência) se pode discutir serenamente.

wind disse...

Muito bom o vídeo. Já o tinha visto.

raiva disse...

É extraordinário! Uma aula de educação para a cidadania!?

Só porque nega a existência do arrastão?

Devemos então acreditar, como Ana Drago, que o que se passou foi uma fuga a uma carga policial indiscriminada?

Vi o video da candidata do BE (sim, infelizmente é relevante). Não me convenceu. Vivi em Carcavelos muitos anos e conheço algumas pessoas que lá estavam no dia 10 de Junho passado.

CA disse...

"Só porque nega a existência do arrastão?"

Não, de todo. O que o vídeo mostra é que o mesmo acontecimento é visto de muitos modos por pessoas diferentes. Ainda não ouvi relatos de vítimas que justifiquem a expressão "terror" usada em certas televisões o que mostra que temos sempre que dar um desconto aos entusiasmos dos jornalistas e perguntar: quem é que sofreu o quê? quem é que viu o quê? o que uma pessoa viu corresponde ao que outras viram? quando fala em 500 pessoas, contou-as? tem experiência de avaliar a olho o número de pessoas que estão num ajuntamento? E por aí fora.

Com um pouco mais de análise poderíamos perguntar-nos porque é que os jornalistas aceitaram tão facilmente relatos tão alarmistas. Poderíamos perguntar se havia consciência do impacto na opinião pública e na possível amplificação do racismo. Se uma notícia diz que o sr. X é acusado de corrupção, mandam as regras que o sr. X seja ouvido antes de se dar a notícia em tom alarmista. Quando o sr. X é uma comunidade, ninguém verifica a notícia antes dela ir para o ar?

Outro ponto importante é a dimensão do grupo: se são 30 ou 40 podem corresponder apenas a um bando de jovens; se são 500 isso significaria uma enorme organização, muito mais ameaçadora (pelo que percebi nem no Brasil se encontram arrastões com tanta gente).

raiva disse...

Será que o homem foi à Lua? Será que houve holocausto? A PIDE existiu?

Tudo muito controverso e discutível...

CA disse...

Toda a gente sabia que havia armas de destruição em massa no Iraque excepto os antiamericanos do costume.

Anónimo disse...

As armas de destruição em massa existiam, como se pode deduzir de dois factos: 1 - com elas mataram dezenas de milhares de pessoas, nomeadamente curdos; 2- estavam referenciadas pelos inspectores da ONU que foram expulsos por Saddam em 1998.

Talvez o Bloco de Esquerda possa produzir evidência de que os curdos, e outras vítimas, estavam a snifar substâncias proibidas!!!

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! »

Anónimo disse...

Hi
Find friends in your area [url=http://swingerschat.blogspot.com]live chat[/url] & Premium Adult [url=http://nightsurf.blogspot.com]adult[/url]
Enjoy

Anónimo disse...

Very nice site! zocor 20 Paris hilton hair styles '06 Free cellphone wallpapers logos graphics glow dark cosmetics blonde anal creampie anal tampons Italian suede coats new jersey fat anal teen teen gauge anal home insurance Pamela anderson and tommy lee video reviews pictures of long black gay dicks Asian water fountains outside cheap generic viagra sale Toy wood cradle Phattey models anal sey

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! Camera digital effect photo shop mazda madison wi mazda dealership parts formula mazda Lamborghini emblem Losing weight increases or make your penis grow Arthritis neck pain relief