segunda-feira, maio 16

wikiwiki

Jimmy Wales era um estudante de doutoramento em finanças nas universidades de Indiana e Alabama. Como entretanto ficou rico a jogar na bolsa não conseguiu acabar a tese de doutoramento. A partir daí dedicou-se a desenvolver os seus ideais. Fundou no ano 2000 a Nupedia, uma enciclopedia online desenvolvida gratuitamente por especialistas que se dispunham a colocá-la à disposição de toda a gente. Wales acreditou na generosidade humana mas não acreditou o suficiente. O projecto falhou, sendo encerrado em 2003. Entretanto um projecto louco iniciado em 2001 por Wales teve mais sucesso: a Wikipedia. Wikiwiki é uma palavra hawaiana que significa muito rápido. A Wikipedia é uma enciclopédia que pode ser escrita e reescrita por toda a gente. É um projecto utópico/anárquico que por milagre funciona. Que o diga Bill Gates. A Encarta, a enciclopedia da Microsoft, tem actualmente 64.000 artigos. A versão inglesa da Wikipedia tem só 561.763! A Wikipedia portuguesa tem 37.000. A versão inglesa é actualizada em real time. É vulgar encontrar lá uma notícia importante que tenha acontecido na véspera. Nenhuma enciclopedia comercial se poderia dar a esse luxo. Nunca mais ouvi falar da Encarta...



Quanto à qualidade dos artigos, consulte um tema que conheça bem e julgue por si.


Podemos não nos importar que seja Bill Gates a decidir o que nós devemos pensar sobre D. Afonso Henriques, a guerra do Vietnam ou as leis de copyright. Ou pode ser que achemos preferível ter acesso a uma fonte gratuita que não depende de interesses públicos ou privados. A wikipedia pode ser reescrita por toda a gente porque as versões anteriores não se perdem. Ficam registadas no link historia de cada página. As opiniões minoritárias não são ignoradas. Por vezes acontecem guerras mas as disputas acabam por se resolver rapidamente. Todos nós podemos contribuir para que este projecto se continue a desenvolver. Nós temos a sociedade que merecemos...

Estimulados pelo sucesso da wikipedia outros projectos do mesmo tipo estão agora a desenvolver-se:
As
Wikinews são uma fonte de notícias que funcionam dentro da mesma filosofia. Bem precisamos de notícias independentes...
Os Wikibooks incluem livros em hipertexto sobre todos os assuntos, que podemos ler ou usar para construir um livro que nos interesse produzir, sem problemas de copyright. Os wikibooks estão agora a começar mas estão a desenvolver-se a um ritmo explosivo.
A Wikisource é outro projecto extremamente interessante. Podemos encontrar lá material de todo o tipo que podemos usar sem problemas de copyright. Mais importante do que parece.

Pode informar-se sobre estes e outros assuntos no fundo desta pagina.
Podem colaborar escrevendo sobre um assunto da sua especialidade na enciclopedia inglesa, reescrevendo um artigo sobre Portugal na enciclopedia de uma lingua que conheçam bem (existem wikipedias em todas as línguas!), escrevendo na enciclopedia portuguesa, ajudando a desenvolver o manual de reparações de automóveis, juntando fotografias de pássaros da sua região à wikisource. Pode também ajudar assinalando um tema que não foi tratado e que lhe interessa. Volte lá dois dias depois. Pode ter uma surpresa! Divirta-se e não deixe o seu destino fugir para as mãos dos outros.

6 comentários:

wind disse...

Interessante;)

Anónimo disse...

Os Wikibooks são realmente interessantes!

Anónimo disse...

Quando se anda à procura de uma foto para meter no blog, o mais seguro é ir à wikisource

Anónimo disse...

As coisas que eu não sei...
BShell

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelo excelente post sobre o interessante fenómeno dos wikis.

Orlando disse...

Agradeço a chamada de atenção no seu post. Volte sempre.