segunda-feira, abril 18

Faz hoje cinquenta anos que nos deixou o homem que inventou o grande absoluto: a invariância da velocidade da luz. Porque é que lhe chamou teoria da relatividade?
Hoje o senhor Ratzinger pregou contra o relativismo dos tempos que correm. Será que daqui a cinquenta anos esse senhor será lembrado por ter ajudado a reduzir à insignificância o bispado de Roma?

5 comentários:

zero disse...

e que diabo de relação julgará o autor deste post existir entre relatividade e relativismo?! porque diabo juntar no mesmo post einstein e ratzinger?!

Orlando disse...

Caro zero, seja bem vindo ao Prozacland. Este post foi escrito no dia do cinquentenário da morte do Einstein. No mesmo dia O cardeal Ratzinger fez algumas declarações que me pareceram muito infelizes. Foi essa a principal razão porque juntei as duas coisas. Existem no entanto algumas relações. A teoria da relatividade foi entendida nalguns meios como afirmando que tudo é relativo. è uma idiotice mas é uma idiotice que persiste há cerca de um século. O meu colega CA falou-me na possibilidade de desenvolver este tema. Aqui está uma boa razão para que ele o faça. Sem querer fugir a questão, passo a bola para o CA. Espero que vá aparecendo por cá. Uma abarço e até à próxima.

on

zero disse...

"A teoria da relatividade foi entendida nalguns meios como afirmando que tudo é relativo. è uma idiotice mas é uma idiotice que persiste há cerca de um século."

De acordo, persiste há muito tempo, por força da ignorância de uns por um lado, mas (e sobretudo), pelo mau uso que outros lhe dão e não deviam dar, o que, em vez de combater a ignorância daqueles a perpetua e amplifica. um mau serviço na minha opinião, daí a minha intervenção.

igualmente grato pela sua visita.

Orlando disse...

O próprio Einstein reconheceu que o nome de relatividade não foi muito bem escolhido.

Anónimo disse...

Chamar de "idiotisse" uma teoria só porque você julga errado o nome da teoria é de uma ignorancia que não consigo nem compreender.

Vamos começar por recomendar que você LEIA o livro escrito pelo próprio Einstein para leigos. "A teoria da relatividade especial e geral".

A teoria dele é de uma genialidade sem precedentes. Você não deve conseguir nem imaginar o que seria uma variação de espaço e tempo. Mas o Einstein viu o mundo sob uma ótica diferente. Ele pegou o mundo de Newton (genial também) e disse que não estava completo.

As leis de newton se aplicam a boa parte de fenomenos. A teoria de einstein possui falhas e também precisa de continuidade. Se ela deu margem a má interpretações, você não pode assim tirar seu mérito.

As pessoas cairam no relativismo. O que Einstein diz é sobre RELATIVIDADE. Ele diz que um fenomeno pode ser explicado partindo de diversos diferenciais. Isso pode ser provado com o exemplo mais simples do mundo. O que acontece é que o relativismo chegou e disse: "Nada pode ser totalmente explicado, tudo é relativo".

Sem prolongar mais e em resumo, o que eu gostaria de dizer é: leia a obra antes de criticar o autor.

Atenciosamente,

Ana Paula